iPhone

Usar carregadores homologados no iPhone não afetará garantia, diz Apple

Que os iPhones vendidos atualmente não contam mais com adaptadores de tomada inclusos na caixa você provavelmente já sabe, mas a Apple não deu muitos detalhes sobre como ficará o suporte técnico para usuários que comprarem carregadores de outras marcas. No último fim de semana, a Apple Brasil confirmou que a garantia continua valendo para quem usar carregadores homologados pela ANATEL.

Após o Procon-SP ter decidido que a Apple não pode vender os iPhones sem adaptador de tomada incluso, a Apple se manifestou em um comunicado ao Tecnoblog. Uma das preocupações do órgão de defesa do consumidor era em relação à garantia do aparelho com o uso de carregadores de terceiros, já que a empresa não havia especificado nada relacionado.

Agora, a Apple Brasil confirmou que a garantia continua valendo normalmente para usuários que utilizam carregadores homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Isso significa que, se o celular apresentar algum problema, o cliente tem direito a receber suporte técnico se comprovado o uso de carregadores certificados.

Produtos de recarga compatíveis de terceiros que atendam aos regulamentos e padrões de segurança aplicáveis (por exemplo, produtos certificados pela Anatel) podem ser usados para carregar o iPhone; o uso desses carregadores não afetará a garantia do produto.

Segundo a empresa, os clientes que adquiriram um novo iPhone sem o adaptador de tomada podem comprar o acessório original da Apple ou também de outras marcas que possuem certificação da ANATEL. A empresa ressaltou também que os iPhones mais recentes são compatíveis com o padrão Qi de carga por indução.

Ao mesmo tempo, a Apple Brasil afirma não ter sido notificada pelo Procon-SP até o momento sobre a obrigação de enviar o adaptador de tomada na caixa do iPhone em São Paulo. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) já considera definir a mesma exigência em todo o país.

A empresa manteve o discurso de que a remoção do carregador trará benefícios ao meio-ambiente, como por exemplo a redução de lixo eletrônico e também diminuição na emissão de carbono.

No Brasil, o carregador USB-C de 20W da Apple pode ser adquirido por R$199 — ou R$179,10 à vista.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.