iPhone

Usar carregadores homologados no iPhone não afetará garantia, diz Apple

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Que os iPhones vendidos atualmente não contam mais com adaptadores de tomada inclusos na caixa você provavelmente já sabe, mas a Apple não deu muitos detalhes sobre como ficará o suporte técnico para usuários que comprarem carregadores de outras marcas. No último fim de semana, a Apple Brasil confirmou que a garantia continua valendo para quem usar carregadores homologados pela ANATEL.

Após o Procon-SP ter decidido que a Apple não pode vender os iPhones sem adaptador de tomada incluso, a Apple se manifestou em um comunicado ao Tecnoblog. Uma das preocupações do órgão de defesa do consumidor era em relação à garantia do aparelho com o uso de carregadores de terceiros, já que a empresa não havia especificado nada relacionado.

Agora, a Apple Brasil confirmou que a garantia continua valendo normalmente para usuários que utilizam carregadores homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Isso significa que, se o celular apresentar algum problema, o cliente tem direito a receber suporte técnico se comprovado o uso de carregadores certificados.

Produtos de recarga compatíveis de terceiros que atendam aos regulamentos e padrões de segurança aplicáveis (por exemplo, produtos certificados pela Anatel) podem ser usados para carregar o iPhone; o uso desses carregadores não afetará a garantia do produto.

Segundo a empresa, os clientes que adquiriram um novo iPhone sem o adaptador de tomada podem comprar o acessório original da Apple ou também de outras marcas que possuem certificação da ANATEL. A empresa ressaltou também que os iPhones mais recentes são compatíveis com o padrão Qi de carga por indução.

Ao mesmo tempo, a Apple Brasil afirma não ter sido notificada pelo Procon-SP até o momento sobre a obrigação de enviar o adaptador de tomada na caixa do iPhone em São Paulo. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) já considera definir a mesma exigência em todo o país.

A empresa manteve o discurso de que a remoção do carregador trará benefícios ao meio-ambiente, como por exemplo a redução de lixo eletrônico e também diminuição na emissão de carbono.

No Brasil, o carregador USB-C de 20W da Apple pode ser adquirido por R$199 — ou R$179,10 à vista.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.