A Apple celebra hoje (1) o aniversário de 45 anos da empresa. Foi em 1 de abril de 1976 que Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne fundaram a Apple Computer. Nascida na garagem da casa de Steve Jobs em Palo Alto, Califórnia, a empresa se tornou uma gigante de tecnologia — sendo considerada atualmente a marca mais valiosa do mundo.
O primeiro computador da empresa, chamado inicialmente de Apple Computer e depois Apple I, foi lançado em julho do mesmo ano em que a empresa foi fundada. Enquanto os computadores da época eram muito mais complexos, o Apple I era muito mais simples de ser utilizado já que bastava apenas conectá-lo a um teclado e um televisor.
Com o rápido sucesso do Apple I, Jobs e Wozniak começaram a desenvolver o Apple II — que chegou às lojas em 1977. Neste período, a empresa também recebeu diversos investimentos que contribuíram para que a Apple se tornasse uma empresa de capital aberto em 1980.
Porém foi em 1984 que a Apple mudou de fato como os computadores eram vistos e utilizados. O Macintosh, lançado naquele ano, é considerado o primeiro computador pessoal produzido em larga escala a ter interface gráfica ao invés de funcionar apenas por meio de códigos e textos. E claro que muita coisa aconteceu deste então. A empresa teve momentos difíceis, Steve Jobs chegou a ser demitido e recontratado anos depois, voltou a ser CEO da Apple e trouxe produtos que marcaram a história.
O iMac, em 1998, tornou os computadores da Apple interessantes novamente com tecnologias modernas para a época e também um design colorido que se diferenciava de qualquer outra máquina. Em 2001, a Apple revolucionou a indústria da música com o iPod, acabando aos poucos com produtos como o Walkman e Discman.
O grande momento da nova Apple, porém, veio em 2007 com a chegada do iPhone — que hoje é um dos aparelhos mais vendidos do mundo e transformou o conceito de smartphone. Antes de morrer, Steve Jobs ainda apresentou o iPad ao mundo, que não apenas se tornou o tablet mais vendido mundialmente, como também mudou o rumo de todos os computadores, até mesmo Macs.
Desde 2011, Tim Cook assumiu a presidência da empresa e, apesar de muitas dúvidas no início, conseguiu tornar a Apple ainda mais imponente. Cook fez a Apple se tornar a empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando a marca dos US$2 trilhões. O atual CEO também esteve por trás de importantes lançamentos como o Apple Watch, AirPods e Macs com chip Apple Silicon.
Entre muitos erros e acertos, a Apple continua fazendo produtos únicos — e acredito que ainda há muito por vir nos próximos 45 anos.