Ainda hoje (30) nós publicamos um artigo sobre o possível atraso no lançamento do iPhone 12 que foi corroborado pela empresa Qualcomm, que fornecerá modems de rede 5G para a Apple. Para a surpresa de muitos, a própria Apple acaba de confirmar esse atraso durante a conferência de divulgação dos resultados do terceiro trimestre fiscal de 2020 da companhia.
Durante a conferência com investidores e a imprensa, o diretor financeiro da Apple Luca Maestri disse que provavelmente o lançamento da próxima geração do iPhone será adiado em “algumas semanas”, em suas palavras. Maestri ressaltou que o iPhone 11 foi lançado em setembro de 2019 seguindo o cronograma padrão da empresa, mas que neste ano os novos aparelhos chegarão às lojas mais tarde do que o normal.
A empresa não confirmou diretamente o motivo do atraso, mas rumores sugerem que a Apple enfrentou problemas de fornecimento e produção devido à pandemia de COVID-19. Mesmo sem muitos detalhes, apenas o fato da Apple comentar seus planos para futuros lançamentos já é algo quase sem precedentes.
“Como vocês sabem, no ano passado, nós começamos a vender [novos] iPhones no final de setembro. Neste ano, acreditamos que [os novos iPhones] estarão disponíveis algumas semanas depois.”
Tanto Luca Maestri quanto o CEO da Apple Tim Cook não disseram qual será a nova data de lançamento do iPhone 12, mas o cenário mais provável é que os aparelhos desse ano cheguem às lojas em algum momento de outubro ou até mesmo em novembro.
O iPhone X, por exemplo, foi anunciado em setembro de 2017, mas o aparelho só chegou às lojas em novembro do mesmo ano. Algo similar aconteceu em 2018 com o iPhone XR, que foi anunciado em setembro mas só foi lançado em outubro. Nada impede a Apple de realizar um evento especial em setembro e adiar apenas o início das vendas do novo smartphone.
Segundo rumores, serão lançados quatro novos modelos de iPhone neste ano, todos eles com um novo visual e compatibilidade com redes 5G pela primeira vez.