iPhoneRumores

Surgem mais indícios de que lançamento do iPhone 12 será adiado

Alguns rumores recentes alegam que a próxima geração do iPhone terá o lançamento adiado para outubro ou até novembro deste ano devido aos problemas de fornecimento. Agora, como destacado pelo site The Verge, a empresa Qualcomm pode ter confirmado que ao menos alguns modelos do iPhone 12 não estarão disponíveis em setembro.

A Qualcomm divulgou nesta semana os resultados de seu terceiro trimestre fiscal de 2020, além de expectativas para o quarto trimestre. Com este relatório, a empresa também mencionou que espera um impacto negativo para o quarto trimestre devido ao atraso no lançamento de um importante celular com 5G.

É importante destacar que o quarto trimestre fiscal da Qualcomm abrange o período entre julho e setembro. Se isso não parece ser o suficiente para corroborar os boatos sobre o atraso no lançamento do iPhone 12, uma das diretoras da companhia especializada em chips disse que os modems de rede 5G que estavam prontos para serem comercializados a partir de setembro só devem chegar ao mercado no final do ano.

A Qualcomm não mencionou o nome de qualquer empresa, mas é difícil de imaginar outro celular topo-de-linha além do iPhone que normalmente seja lançado em setembro.

Tudo indica que a Apple irá anunciar quatro novos modelos de iPhone neste ano, todos eles com suporte para redes 5G por meio de modems da Qualcomm após um acordo bilionário feito entre as duas empresas no ano passado. O iPhone 12 deve funcionar tanto com o 5G nas frequências abaixo de 6GHz e com 5G “mmWave” de curto alcance, mas com velocidades mais altas.

No entanto, por conta da pandemia de COVID-19 que atrasou a produção dos aparelhos, diversas fontes sugerem que os novos iPhones serão lançados entre o final de outubro e o começo de novembro. Jon Prosser, que já acertou a data de lançamento de alguns produtos da Apple antecipadamente, comentou em seu Twitter que o iPhone 12 deve ser lançado em outubro junto aos novos iPads.

Caso os rumores estejam certos, essa não será a primeira vez que a Apple precisa adiar o lançamento de um iPhone. A empresa anunciou o iPhone X em setembro de 2017, mas o aparelho só chegou às lojas em novembro do mesmo ano. Algo similar aconteceu em 2018 com o iPhone XR, que foi anunciado em setembro mas só foi lançado em outubro.

Neste ano, a WWDC 2020 — conferência mundial dos desenvolvedores realizada anualmente pela Apple — também atrasou, o que pode ser mais um indício de que o cronograma da companhia precisou ser alterado.


Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.