DestaquesRumores

Apple deve permitir interação da Siri com aplicativos da App Store no iOS 10

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Siri certamente evoluiu muito desde seu lançamento em 2011, porém a assistente ainda é restrita aos aplicativos nativos do sistema — algo que deve mudar em breve. De acordo com fontes do site The Information, a Apple deve permitir que os desenvolvedores integrem seus aplicativos com a Siri no iOS 10.

Siri iOS 9

A empresa estaria trabalhando em uma ferramenta para os desenvolvedores (SDK) criarem seus próprios comandos da Siri, permitindo que os usuários realizem ainda mais tarefas usando apenas a voz. Com isso, por exemplo, seria possível chamar um Uber ou escrever uma nota no Evernote utilizando apenas a Siri. A novidade seria disponibilizada tanto para o iOS 10 quanto os demais sistemas operacionais da Apple, como o watchOS e tvOS — incluindo também a próxima versão do OS X.

O rumor vai além quando menciona que Apple também está desenvolvendo uma nova estação para a Siri com alto-falante, microfone e Wi-Fi embutidos, similar ao Amazon Echo e Google Home, totalmente integrada ao HomeKit e AirPlay para os usuários conversarem com a Siri dentro de casa. Será possível pedir para a Siri tocar músicas, ler as principais notícias e comandar eletrodomésticos inteligentes, além de várias outras funções.

Amazon Echo

A ferramenta da Siri para os desenvolvedores deve ser apresentada já no próximo mês, durante a WWDC 2016. A estação da Siri com alto-falante embutido, porém, deve ser lançada apenas posteriormente — muito provavelmente junto aos novos iPhones em setembro. O evento principal da WWDC 2016 acontecerá no dia 13 de junho, com cobertura completa aqui no iHelp BR.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.