DestaquesGeralMacRumores

Apple está trabalhando em novo MacBook Pro com teclas sensíveis ao toque e Touch ID

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Diversos consumidores já aguardam ansiosamente por uma nova geração do MacBook Pro neste ano que, inclusive, já foi cogitada para ser lançada na WWDC 2016, no próximo mês. Agora, o analista de segurança da KGI Ming-Chi Kuo divulgou uma nova informação por meio do MacRumors — já corroborada por fontes do 9to5Mac — afirmando que a Apple está trabalhando em mudanças radicais para o próximo MacBook Pro.

MacBook Pro

De acordo com o analista, o novo MacBook Pro provavelmente será o produto da Apple que mais chamará a atenção em 2016 por conta das várias novidades. A nova geração deve ser construída com um visual mais similar ao do MacBook com Core M, sendo mais fina e leve, além de contar com o novo teclado de mecanismo “borboleta” — que ocupa menos espaço interno e é mais preciso.

Conceito-de-MacBook-Pro-com-novo-teclado

Conceito de um MacBook Pro com o novo teclado.

As mudanças, porém, devem ir além do visual com os recursos e melhorias em que a Apple estaria trabalhando para a próxima geração do MacBook Pro. As fontes afirmam que a primeira fileira do teclado, com as teclas de funções — brilho e afins — será substituída por um painel OLED sensível ao toque que exibirá botões digitais, ao invés de teclas mecânicas. Isso, posteriormente, abriria possibilidades para que os aplicativos criassem suas próprias teclas de funções de acordo com a necessidade.

Os rumores sobre a implementação do Touch ID no Mac já circulam na internet há algum tempo, inclusive com um boato recente sobre a próxima versão do OS X permitir desbloquear o Mac com o Touch ID de um iPhone. A chegada do leitor de impressões digitais no Mac pode acontecer ainda neste ano de acordo com Kuo, já com os novos MacBook Pro — apesar de não haver detalhes sobre como o Touch ID funcionará nos computadores.

A nova geração do MacBook Pro deve ganhar também novas conexões USB-C e Thunderbolt 3, além de ser lançada já com a mais recente geração de processadores da Intel e processadores gráficos da AMD, o que deve fazer com que os computadores tenham um salto considerável no desempenho em comparação com os modelos atuais. O analista reforça que a Apple irá atualizar ambos os modelos de 13 e 15 polegadas com as novidades mencionadas.

Por fim, a Apple também deve aproveitar o lançamento para anunciar um novo modelo maior do “apenas MacBook”, este com tela de 13 polegadas — ao invés de 12″ — e desempenho consideravelmente melhor. Com isso, o MacBook Air continuaria sendo vendido como um modelo de entrada, o MacBook como intermediário e o MacBook Pro como top-de-linha. Porém, aos que estão ansiosos pelo novo MacBook Pro, uma má notícia: por conta das várias mudanças, a nova geração só deve ser anunciada no final do ano, ao invés de já aparecer na WWDC.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.