Anualmente, a Fast Company divulga uma lista com as “empresas mais inovadoras do mundo”. Ao todo, a lista engloba mais de 350 companhias de diversas áreas (36 categorias, para ser mais exato). E neste ano não foi diferente: a lista de 2018 foi divulgada e a Apple foi eleita em primeiro lugar.
De acordo com a Fast Company, a decisão de colocar a Apple como a empresa mais inovadora do mundo aconteceu principalmente por conta dos últimos lançamentos da empresa em 2017, como os AirPods, Apple Watch Series 3, iPhone X e as tecnologias de realidade aumentada presentes no iOS 11.
“Para uma empresa que não apresentou nenhum outro sucesso desde o iPad em 2010, a Apple teve um 2017 notável: seus fones sem fio AirPods tornaram-se presentes em todo o país; o Apple Watch Series 3 é um best-seller; os desenvolvedores adotaram o ARKit e sua estrutura de realidade aumentada; e até os céticos foram surpreendidos pelo iPhone X.”
A revista afirma que a presença da Apple em diversas áreas da tecnologia contribui para a posição da empresa como a mais valiosa do mundo.
“A Apple se tornou a empresa mais valiosa do mundo por ser a principal fabricante de computadores e dispositivos, desde os que você coloca em uma mesa (Macs) para aqueles que você utiliza em seu pulso (o Apple Watch).”
Também foram feitos elogios pelo fato da Apple ser “ambiciosa” ao investir tanto no desenvolvimento de suas próprias tecnologias, incluindo o sistema operacional, os aplicativos, os processadores utilizados nos dispositivos e até mesmo na inteligência artificial, que tem se tornado cada vez mais presente nos produtos da empresa americana.
Além da Apple, o ranking da Fast Company conta com a Netflix em segundo lugar e a Amazon em quinto. Curiosamente, na categoria de empresas inovadoras da América Latina, a fintech brasileira Nubank aparece em terceiro lugar “por lutar contra as altas taxas de cartões de crédito do Brasil”. Que surpresa!