Se o Apple Music existe hoje provavelmente é graças ao fato da Apple ter comprado a Beats em 2013 — que trouxe toda a equipe e estrutura do antigo Beats Music. Agora, com mais de 15 milhões de assinantes regulares, a Apple segue realizando grandes mudanças no Apple Music para promover o serviço e, de acordo a Dow Jones (via CNBC), a empresa está negociando a compra do serviço de músicas Tidal.
O Tidal é um serviço de músicas por assinatura lançado em 2014 e posteriormente adquirido pelo rapper Jay-Z que, atualmente, concorre com o Apple Music. A Apple estaria negociando a compra do serviço por interesse nos contratos com artistas exclusivos do Tidal, que incluem Beyoncé, Rihanna e Kanye West. Estes artistas até disponibilizam alguns de seus álbuns no Apple Music, porém sempre com um tempo de exclusividade para o Tidal antes.
Vale lembrar também que o Tidal possui também um plano diferenciado com músicas em alta definição (lossless), que provavelmente seriam integradas ao Apple Music caso a empresa realmente efetue a compra do serviço. Hoje, o Tidal conta com aproximadamente 4 milhões de assinantes, que seriam somados aos 15 milhões do Apple Music e aproximariam ainda mais o serviço da Apple ao concorrente Spotify, com pouco mais de 30 milhões de assinantes do plano Premium.
As negociações entre a Apple e Jay-Z ainda estão em estágio inicial e pode ser que não haja um acordo. Concorrentes como a Google, Samsung e até mesmo o Spotify já estiveram interessados em adquirir o serviço, porém sem resultado. Um porta-voz do Tidal negou qualquer negociação com a Apple — que também se negou a comentar o assunto.