iOSNotícias

Apple exigirá em breve que apps peçam autorização para rastrear usuários na internet

O iOS 14 foi anunciado no ano passado com diversos recursos voltados para garantir a privacidade dos usuários, incluindo uma nova opção para que o usuário determine quais aplicativos podem ou não podem rastreá-lo pela internet. A Apple anunciou hoje (28) que todos os desenvolvedores serão obrigados a tornarem seus apps compatíveis com essa opção muito em breve.

Esse recurso já está presente no iOS 14, porém os desenvolvedores ganharam um tempo extra para colocarem a opção de desativar o rastreamento dentro de seus aplicativos. Segundo a Apple em comunicado à imprensa, a próxima atualização do sistema operacional — ainda sem data para ser lançada — tornará a opção obrigatória para todos os apps.

Em breve, com uma futura atualização, o recurso de Transparência de Rastreamento exigirá que os apps peçam a permissão do usuário antes de rastrear seus dados em outros apps e sites de terceiros. Os usuários poderão ver quais apps pediram permissão para rastreá-los nos Ajustes do iOS.

Mas, afinal, o que isso significa na prática? Atualmente, vários aplicativos monitoram o usuário mesmo quando eles estão navegando em outros apps ou sites. Esse monitoramento costuma ser utilizado para coletar dados que posteriormente são utilizados para exibir propagandas direcionadas.

Embora a Apple não tenha nada contra essa prática, a empresa defende que os usuários têm o direito de escolher se querem ou não ser rastreados. Por conta disso, todos os aplicativos disponíveis na App Store terão que oferecer uma opção para que o usuário possa optar por não ser rastreado na internet.

A novidade não agradou o Facebook, já que sua principal fonte de renda é baseada em propagandas — que só existem justamente por conta dos dados coletados dos aparelhos de cada usuário. De acordo com uma reportagem do The Information, a empresa de Mark Zuckerberg se prepara para processar a Apple com a alegação de práticas de monopólio.

Ainda segundo a Apple, os desenvolvedores terão mais algum tempo para prepararem seus aplicativos antes da atualização ser lançada ao público.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.