A Apple lançou hoje (7) uma importante atualização para o aplicativo Buscar, que permite rastrear o iPhone, iPad e outros dispositivos da empresa. A partir de agora, acessórios de terceiros como fones de ouvido, tags rastreáveis e até mesmo bicicletas podem ser adicionadas ao app Buscar da Apple para serem rastreados através da rede Find My.
A novidade já havia sido anunciada durante a WWDC 2020 com o anúncio do iOS 14, porém só agora está disponível para os usuários. Por meio da nova aba Itens dentro do app Buscar, os usuários podem adicionar e rastrear outros produtos que não são da Apple. Entre os primeiros produtos compatíveis com o Buscar da Apple, estão as tags da Chipolo e os fones sem fio SOUNDFORM Freedom da Belkin.
Ao serem adicionados ao app Buscar, esses acessórios utilizam a mesma infraestrutra do rastreamento de dispositivos da Apple através do iCloud por meio da rede Find My. Isso significa que os acessórios também podem ser encontrados mesmo sem conexão com a internet, assim como o iPhone e o iPad desde o iOS 13.
Todos os acessórios compatíveis se comunicam através da conexão Bluetooth. De forma anônima, os acessórios utilizam outros dispositivos da Apple que estejam por perto — mesmo não sendo do usuário — para mostrar sua localização atual no aplicativo Buscar. Segundo a Apple, os acessórios também podem aproveitar o chip U1 presente no iPhone 11 e posteriores para exibir a localização precisa.
Acessórios aptos a serem adicionados ao aplicativo Buscar da Apple contarão com o símbolo do rastreador ou com a etiqueta da rede Find My. Assim como no iPhone e iPad, é possível ativar o Modo Perdido em um acessório. Dessa forma, caso alguém encontre-o, uma mensagem será exibida no iPhone ou iPad dessa pessoa com informações sobre o dono.
Curiosamente, a empresa apresentou a novidade sem lançar as AirTags — as tags rastreáveis da própria empresa que, segundo rumores, estão sendo desenvolvidas desde 2019. Não se sabe ainda se a Apple ainda pretende lançar o acessório ou se o produto foi cancelado com a expansão do aplicativo Buscar para terceiros.
Para acessar a nova aba Itens no app Buscar é preciso ter um iPhone, iPod touch, iPad ou Mac rodando o iOS 14.3, iPadOS 14.3 e macOS Big Sur 11.1 ou versões posteriores. Ainda não há previsão de lançamento dos acessórios compatíveis com o app Buscar no Brasil.