Apenas um dia após o lançamento oficial do iOS 15 para o público, a Apple iniciou os testes com o iOS 15.1 — a próxima atualização do sistema operacional do iPhone e iPad. Entre as novidades, a empresa anunciou que o sistema iOS contará com suporte integrado aos certificados de vacinação da COVID-19.
Com o avanço da vacinação contra a COVID-19 ao redor do mundo, tem se tornado cada vez mais comum a exigência de comprovantes para confirmar o recebimento das duas doses da vacina para entrar em estabelecimentos comerciais e até mesmo realizar viagens.
Para tornar essa experiência mais fácil, a Apple permitirá que os usuários adicionem esses comprovantes de vacinação nos apps Saúde e Carteira do iPhone. Dessa forma, as informações ficarão armazenadas em um único lugar de fácil acesso, ao invés de ser necessário encontrar e abrir um app específico para isso.
De acordo com a empresa, o certificado do app Saúde é baseado no padrão SMART Health Cards. A adoção, é claro, depende do órgão público de saúde de cada país ou região. Haverá um QR Code no certificado digital para que as autoridades possam verificar a autenticidade do documento.
Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento do iOS 15.1 para todos os usuários. A atualização segue disponível apenas para desenvolvedores.