AtualizaçõesiOS

Apple inicia testes com o iOS 14.3 e habilita fotos ProRAW no iPhone 12 Pro

Sem muito alarde, a Apple liberou na quinta-feira da semana passada (12) a primeira versão de testes do iOS 14.3 para desenvolvedores, que posteriormente também foi disponibilizada para usuários cadastrados no Programa de Testes da Apple. A atualização habilita as fotos ProRAW no iPhone 12 Pro e também revela mais detalhes sobre futuros produtos da empresa.

O Apple ProRAW foi anunciado em outubro como um recurso exclusivo do iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max — apesar disso, a função ainda não está disponível para os usuários. Como o nome sugere, o Apple ProRAW permite que os usuários capturem fotos em RAW nos iPhones compatíveis.

Fotos em RAW, para quem não conhece, quase não possuem compressão e armazenam todos os dados de exposição, sombras, cores e outros detalhes para que seja possível fazer ajustes precisos na edição sem perder a qualidade da imagem. Por meio de inteligência artificial, a Apple promete capturar fotos RAW com ainda mais detalhes no iPhone 12 Pro.

O ProRAW oferece todas as informações do RAW, além do pipeline de imagens da Apple. Ele já tem todos os ajustes prontos em termos de redução de ruído e de exposição em vários quadros. Com isso, você economiza tempo na edição e pode se dedicar com mais calma a acertar as cores e o balanço de brancos.

O iOS 14.3, ainda em fase de testes, habilita o Apple ProRAW nos modelos Pro do iPhone 12. O recurso aparece como uma nova opção que pode ser facilmente ativada e desativada no aplicativo Câmera do sistema. Segundo a Apple, cada arquivo de foto capturada em ProRAW tem em média 25MB de tamanho.

Só que, por baixo dos panos, o iOS 14.3 também prepara o sistema operacional da Apple para mais novidades. Conforme publicado no 9to5Mac, a nova versão de testes do iOS inclui suporte inicial para as tão esperadas AirTags — um suposto acessório que está sendo desenvolvido pela Apple que poderá ser colocado em qualquer objeto para rastreá-lo mesmo sem internet.

Além das AirTags, a versão beta do iOS 14.3 também trouxe um ícone oculto que possivelmente está relacionado aos AirPods Studio — possíveis novos fones profissionais da empresa. O ícone se assemelha a uma suposta foto dos fones que vazou na internet há algumas semanas. Apesar disso, não há qualquer previsão para o lançamento das AirTags e também dos AirPods Studio.

A empresa não diz quando o iOS 14.3 estará disponível para todos os usuários, mas geralmente as atualizações menores costumam ser testadas por um ou dois meses antes de serem lançadas oficialmente.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.