A Apple acaba de liberar na tarde de hoje (26) o iOS 13.7 para desenvolvedores. A atualização habilita as notificações de exposição à COVID-19 sem a necessidade de aplicativos de terceiros, como o Coronavírus SUS. A novidade já fazia parte do plano anunciado pela Apple e Google ainda em abril deste ano.
A Apple e a Google decidiram lançar juntas uma interface de programação (API) para iOS e Android que coleta dados de deslocamento para permitir que governos e autoridades de saúde obtenham mais informações sobre o contágio do coronavírus (COVID-19). A tecnologia de “notificação de exposição” é capaz de identificar, por exemplo, se o usuário do aplicativo esteve próximo de alguém contaminado por meio do celular — tudo de forma anônima.
Inicialmente, mesmo com o iOS 13.5, o usuário precisava ter um aplicativo oficial de um órgão de saúde para ativar as notificações de exposição à COVID-19. Esse aplicativo era responsável por coletar os dados necessários em segundo plano com a tecnologia desenvolvida pela Apple e Google, mas agora isso não será mais necessário. Segundo a Apple, o iOS 13.7 permite que qualquer usuário participe do programa sem a necessidade de baixar e instalar qualquer aplicativo
Disponibilidade
Neste momento, o iOS 13.7 foi lançado como uma versão de testes e está disponível apenas para desenvolvedores. Tudo indica, porém, que a atualização será liberada para todos os usuários nos próximos dias.
Inicialmente, acreditamos se tratar de uma versão oficial, porém já conseguimos confirmar que o iOS 13.7 se trata de uma versão beta. Atualizamos a publicação de acordo com o que foi anunciado pela Apple.