AtualizaçõesiOS

iOS 13.5 com notificação de exposição à COVID-19 é liberado para todos os usuários

Após um longo período em testes, a Apple disponibilizou na tarde de hoje (20) o iOS 13.5 e o iPadOS 13.5 para todos os usuários. A atualização do sistema operacional do iPhone, iPod touch e iPad traz o novo sistema de notificação de exposição à COVID-19, além de outras novidades relacionadas ao Face ID e Apple Music.

A Apple e a Google lançaram juntas uma interface de programação (API) para iOS e Android que coleta dados de deslocamento para permitir que governos e autoridades de saúde obtenham mais informações sobre o contágio do novo coronavírus (COVID-19). A tecnologia de “notificação de exposição” é capaz de identificar, por exemplo, se o usuário do aplicativo esteve próximo de alguém contaminado por meio do celular — tudo de forma anônima.

Diante da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas foram obrigadas a utilizarem máscaras ao sair de casa. Isso se tornou um empecilho para donos de modelos mais novos de iPhone com Face ID, que não consegue reconhecer o rosto com máscara. O iOS 13.5 ganhou um recurso que solicitará automaticamente a senha padrão ao detectar uma máscara no rosto.

Outra novidade do iOS 13.5 está relacionada ao Apple Music. Com essa versão do sistema, assinantes do serviço de streaming de músicas da Apple podem finalmente compartilhar o que estão ouvindo nos Stories do Instagram e Facebook.

Atualize agora

Para instalar o iOS 13.5 ou o iPadOS 13.5 em seu dispositivo, basta seguir estes passos:

  1. Abra o aplicativo Ajustes no iPhone ou iPod touch.
  2. Acesse o menu Geral
  3. Selecione a opção Atualização de Software

Também é possível instalar o iOS 13.5 ou o iPadOS 13.5 por meio do iTunes em um Mac ou computador com Windows. A atualização só pode ser realizada se o dispositivo estiver conectado em uma rede Wi-Fi e com pelo menos 50% de bateria.

Lembre-se antes de fazer um backup completo com todas as suas informações. Confira o nosso artigo com outras dicas sobre o que fazer antes de instalar uma atualização do iOS. Veja também nossa categoria especial com dicas para aproveitar melhor todos os principais recursos do iOS 13.

Notas oficiais da atualização

O iOS 13.5 acelera o acesso ao campo de código em dispositivos com Face ID quando você estiver usando uma máscara facial e apresenta a API de Notificação de Exposição para oferecer suporte a apps de rastreamento de contato da COVID-19 oferecidos por autoridades de saúde pública. Esta atualização também apresenta uma opção para controlar a proeminência automática de quadrados de vídeo em ligações do FaceTime em Grupo e inclui correções de erros e outras melhorias.

Face ID e Código

  • Processo de desbloqueio simplificado para dispositivos com Face ID quando você estiver usando uma máscara facial;
  • O campo de código é apresentado automaticamente depois de passar o dedo para cima a partir da parte inferior da tela Bloqueada quando você estiver usando uma máscara facial;
  • Também funciona ao autenticar na App Store, Apple Books, Apple Pay, iTunes e em outros apps compatíveis com o início de sessão com o Face ID.

Notificação de Exposição

  • API de Notificação de Exposição para oferecer suporte a apps de rastreamento de contato da COVID-19 oferecidos por autoridades de saúde pública.

FaceTime

  • Opção para controlar a proeminência automática em ligações do FaceTime em Grupo para que os quadrados de vídeo não mudem de tamanho quando um participante falar.

Esta atualização também inclui correções de erros e outras melhorias.

  • Corrige um problema onde usuários poderiam ver uma tela preta ao tentar reproduzir transmissões de vídeos de certos sites;
  • Aborda um problema no compartilhamento onde sugestões e ações poderiam não ser carregadas.

Alguns recursos podem não estar disponíveis em todas as regiões ou dispositivos Apple. Para obter informações sobre o conteúdo de segurança de atualizações de software da Apple, visite este site: https://support.apple.com/kb/HT201222

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.