Confira o que há de novo na primeira versão beta do iOS 10.3

De surpresa — ou nem tanto assim — a Apple liberou hoje (24 de janeiro) para os desenvolvedores a primeira versão de testes do novo iOS 10.3, um dia após ter liberado o iOS 10.2.1 para todos os usuários.

Ainda no início do mês, Sonny Dickson já havia previsto que a Apple iria liberar uma versão beta do iOS 10.3 em janeiro. Apesar de ter errado o dia exato, o rumor acaba de ser confirmado. Os desenvolvedores que possuem um iPhone, iPod touch ou iPad registrados para receberem as versões de testes do iOS já podem instalar o iOS 10.3 via Over-The-Air pelo aplicativo Ajustes do sistema.

Confira as novidades

Ao contrário do que muitos — incluindo eu — esperavam, o iOS 10.3 não trouxe até agora qualquer mudança radical, como por exemplo o tão aguardado tema escuro. Apesar disso, o sistema passou por várias alterações menores que certamente são muito bem-vindas!

1. Novo sistema de arquivos APFS

O APFS (Apple File System) não é novidade, já que foi anunciado para os desenvolvedores na WWDC 2016, porém só agora começou a ser colocado em prática. Para quem não sabe, o APFS é um novo sistema de arquivos criado pela Apple que, basicamente, promete tornar tudo mais rápido e seguro. O macOS Sierra já permite que os usuários criem partições secundárias com este sistema, porém ainda não é possível utilizá-lo em partições primárias.

O iOS 10.3 é a primeira versão de todos os sistemas operacionais da Apple a adotar o Apple File System como sistema de arquivos primário. Na prática, o usuário não precisa se preocupar em nada, já que a mudança ocorre de forma automática com a atualização do sistema. Ainda é cedo para falar com certeza, mas já é possível notar que o iOS em geral ficou mais rápido com a nova versão.

2. Ainda mais espaço disponível na memória

Logo quando a Apple liberou a primeira versão de testes do iOS 10 para todos os usuários, muitos notaram que seus iPhones e iPads ganharam mais espaço na memória. Um iPhone de 64GB, por exemplo, que tinha 55GB de capacidade total no iOS 9, passou para 59GB com o iOS 10.

Agora, graças ao novo sistema de arquivos APFS, os dispositivos ganharam ainda mais espaço livre no armazenamento interno. A capacidade máxima para uso dos aparelhos com 64GB passou de 59GB para pouco mais de 60GB.

3. Avaliação de aplicativos

Sabe quando você está usando um aplicativo e, do nada, surge uma mensagem na tela pedindo para que faça uma avaliação na App Store? Isso deixa de existir com uma nova opção disponível no iOS 10.3.

Será possível desabilitar estes pedidos de avaliação, porém tudo também depende do desenvolvedor adotar a nova API criada pela Apple — que traz benefícios como poder dar uma nota de até 5 estrelas sem ter que fechar o aplicativo. Falaremos mais sobre as mudanças no sistema de avaliações em outro artigo separado.

4. Buscar AirPods

Dos criadores de Buscar iPhone, vem aí… Buscar AirPods!

Imagem do leitor Henrique Dos Santos.

Com o aplicativo Buscar do iOS 10.3 também será possível “rastrear” os AirPods, caso você os perca por aí, podendo inclusive reproduzir um som alto nos fones sem fio para encontrá-los mais facilmente. Vale lembrar, é claro, que isso só funciona se os fones estiverem no raio de alcance do iPhone ou iPad.

5. Widget do aplicativo Podcasts

O aplicativo Podcasts continua com o mesmo visual desde o iOS 9, porém agora a Apple adicionou um widget similar ao do aplicativo Música, que permite reproduzir um podcast rapidamente pela tela de widgets ou utilizando o 3D Touch no ícone da tela inicial.

Imagem do site 9to5Mac.

6. Voltar para a Siri

Após pedir para a Siri abrir um aplicativo, é possível voltar para a assistente com apenas um toque utilizando novo atalho no topo da tela, similar ao que já acontece quando se troca de aplicativo por meio de uma notificação.

7. Configurações do ID Apple unificadas

Os antigos menus de configurações do iCloud e da App Store no aplicativo Ajustes do iOS foram transferidos para uma nova opção no topo do aplicativo, que unifica as configurações do ID Apple no mesmo lugar.

Ali já é possível alterar coisas como os dados pessoais da conta, senha e opções de pagamento.

Há também uma lista com todos os dispositivos conectados naquele ID Apple, sendo possível acessá-los para verificar informações como versão do sistema e número de série. Curiosamente, consta que meu iPhone está rodando o iOS 9.3.3.

8. Gerenciamento do iCloud repaginado

A tela de gerenciamento dos dados do iCloud passou por uma leve repaginada, e agora conta com um indicador de armazenamento similar ao do macOS.

Há ali uma nova opção para o Game Center — que aliás nem é mais um aplicativo no iOS 10 — porém ainda não há como ativar.

9. Relatórios do iCloud

Assim como o iOS sempre teve uma opção para compartilhar dados com a Apple e com os desenvolvedores para ajudar no desenvolvimento do sistema e dos aplicativos, agora há também uma opção para permitir ou não o compartilhamento de relatórios envolvendo dados do iCloud.

10. Melhorias no Mail

O aplicativo Mail do iOS recebeu algumas melhorias, que incluem uma melhor visualização de conjuntos de emails e um indicador de quantos emails não lidos ainda estão na caixa de entrada.

11. Melhorias na Siri

A Siri ganhou algumas poucas novidades, como por exemplo a capacidade de ler mensagens de aplicativos como o WhatsApp e efetuar ou checar o pagamento de contas — tudo isso, claro, depende dos desenvolvedores atualizarem seus aplicativos.

12. Troca rápida de aplicativos no CarPlay

Os usuários do CarPlay agora vão contar com uma troca rápida de aplicativos na tela, similar ao recurso de multitarefas do iOS.

Imagem do site 9to5Mac.

Estas foram as principais novidades do iOS 10.3 por enquanto. Caso algo novo seja encontrado posteriormente estaremos atualizado esta publicação.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes