Apple MusicDestaquesGeraliOS

Apple Music deve passar por grandes mudanças com o iOS 10

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O Apple Music sequer completou um ano de existência, porém seu sucesso em tão pouco tempo é de se impressionar — com mais de 13 milhões de assinantes em apenas 11 meses. Para este ano, com o anúncio do iOS 10 no próximo mês, a Apple estaria preparando grandes mudanças para o Apple Music, redesenhando toda a navegação do aplicativo Música e adicionando diversos novos recursos ao serviço de streaming.

Aplicativo Música do iOS 9.

Fontes do Bloomberg e 9to5Mac, ambos conhecidos por um ótimo histórico de acertos sobre rumores da Apple, afirmam que a empresa está trabalhando internamente em uma nova versão do Apple Music para o iOS 10 com uma interface de navegação totalmente nova, integrando ainda mais os serviços de streaming, rádio online e loja do iTunes.

O visual utilizado atualmente, com cores vibrantes e muita transparência, deve ser substituído por uma nova interface mais simples com cores sólidas e textos mais nítidos. As fontes mencionam que, nas versões internas do iOS 10, a visualização da música que está sendo reproduzida não acompanha mais as cores da capa do álbum, como mostra a foto da ilustração deste artigo. Além disso, a capa do álbum ficaria com ainda mais destaque na tela — apesar de não haver nenhum detalhe até o momento sobre como será isso.

O novo aplicativo Música do iOS 10 também terá mais interações para as telas com 3D Touch, permitindo que os usuários pré-visualizem as músicas, vídeos e compartilhem conteúdos com novos gestos utilizando a pressão do toque. No geral, as fontes disseram que o novo Apple Music será muito melhor e mais simples para o usuário, considerando que muitos acham o serviço confuso. Apesar de praticamente todo o Apple Music estar sendo redesenhado, o foco principal está na aba “Para Você”, que deve exibe recomendações de músicas, vídeos e listas de reprodução para os usuários. Esta aba seria completamente redesenhada e teria ainda mais destaque no aplicativo.

A aba “Nova”, que promove todos os conteúdos mais recentes que foram lançados no serviço, será substituída por uma nova aba “Explorar”, permitindo que os usuários descubram novos conteúdos de maneira mais intuitiva. O Connect, uma espécie de rede social dos artistas no Apple Music, e as estações de rádio online — incluindo a Beats 1 — não devem passar por mudanças significativas em um primeiro momento.

Além disso, o Apple Music deve também ganhar diversos novos recursos, incluindo a exibição de letras das músicas sem a necessidade do usuário ter que adicioná-las manualmente pelo iTunes do computador. Esta novidade em questão deve ser aplicada aos poucos nas músicas, porém as fontes afirmam que uma grande parte das faixas já contará com as letras logo quando a atualização for disponibilizada.

A nova versão do Apple Music será apresentada para os desenvolvedores junto ao iOS 10 no próximo mês, na WWDC 2016, e deve ser liberada para todos os usuários apenas alguns meses depois — provavelmente em setembro. As novidades também serão liberadas para a Apple TV com um novo tvOS e para computadores com uma atualização do iTunes. Para quem espera uma mudança radical no iTunes, porém, as fontes afirmam que isso só deve acontecer no próximo ano. O aplicativo do Android também deve ser atualizado posteriormente.

A Apple aproveitaria as mudanças significativas no Apple Music para criar novas campanhas de marketing para divulgar o serviço mundialmente, que segue em constante e rápido crescimento. De acordo com informações, a empresa deve inclusive abandonar a fonte Myriad Pro e adotar a nova San Francisco em todas as suas campanhas publicitárias, páginas da internet, aplicativos, vídeos, embalagens e nos próprios dispositivos.

O evento principal da WWDC 2016 acontecerá no dia 13 de junho, às 14 horas, e terá cobertura completa no iHelp BR.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.