AppsDestaquesGeraliOSMac

“Apple Music” é o novo serviço de músicas por assinatura da Apple

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Depois de tantos rumores, a Apple finalmente apresentou na WWDC 2015 o Apple Music, seu novo serviço de músicas por assinatura que chegou para competir com o Spotify. O Music conta com o tradicional streaming de músicas ilimitado, estações de rádio com programações completas e uma rede social para acompanhar páginas de artistas, além de disponibilizar até mesmo clipes musicais.

Apple Music

O Apple Music oferece praticamente todo o conteúdo da iTunes Store para os assinantes ouvirem quando quiser, ou baixarem ilimitadamente em seus dispositivos. Tudo dentro do novo visual do aplicativo Música apresentado no iOS 8.4. O aplicativo ficará separado em abas com sugestões, rádio, rede social e as músicas do usuário.

O Apple Music terá várias recomendações de conteúdo para os usuários, sugerindo novas músicas e artistas, baseado não só nas mais tocadas, como também nas que já estão no dispositivo. Também haverão listas de reprodução indicadas por artistas e outros ícones da música, como a revista Rolling Stone.

Sugestões Apple Music

Além das músicas já disponíveis no catálogo, o Apple Music reconhecerá as músicas adicionadas manualmente pelo usuário e identificará se elas estão disponíveis no serviço, substituindo pelo arquivo em alta qualidade. Se não houver a música no Apple Music, o sistema salvará a música no iCloud. Tudo será sincronizado entre os dispositivos e o iTunes do computador, permitindo que as músicas e listas de reproduções sejam acessadas em qualquer lugar.

Além da lista de músicas, o Apple Music contará também com diversas estações de rádio gratuitas — como a Beats 1 — que trarão não apenas músicas, mas também toda uma programação ao vivo com artistas convidados. Também estarão disponíveis as tradicionais estações de estilos musicais vindas do iTunes Radio. A reprodução será contínua, porém assinantes do Music poderão pular as faixas.

Apple Music Radio

O Connect será uma rede social de músicas, onde os usuários poderão seguir as páginas dos artistas com suas listas de reproduções, publicações de redes sociais, sugestões de músicas, clipes e muito mais. Será possível curtir, comentar e compartilhar as publicações.

Apple Music Connect

O Apple Music estará disponível em mais de 100 países — incluindo o Brasil — já no dia 30 de junho. Para o iPhone, iPod touch e iPad, o serviço estará incluso no aplicativo Música do iOS 8.4, já no computador será incluso no iTunes, tanto para Mac e Windows. Até mesmo usuários do Android poderão usar o Apple Music por meio de um aplicativo que será lançado em breve.

O preço da assinatura será de $9,99 mensais, com um plano familiar de $14,99. Atuais usuários do Beats Music poderão migrar suas contas para o Apple Music com todas as músicas e listas de reprodução.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.