Apple WatchAtualizaçõesDestaquesGeral

“watchOS 2” será a primeira grande atualização para o Apple Watch

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O Apple Watch é novo no mercado, mas já irá receber uma atualização significativa em breve. Durante a WWDC 2015, a Apple apresentou o watchOS 2, a nova versão do sistema operacional do relógio, que agora conta com novas possibilidades para a criação de aplicativos e torna o Watch mais independente em relação ao iPhone.

Apple Watch

Para os usuários, o watchOS 2 trará diversos novos mostradores — temas para a face principal do relógio — como vídeos em Time Lapse de locais turísticos e também a opção de colocar fotos no fundo do mostrador. Agora, os desenvolvedores também poderão criar complicações — aqueles pequenos widgets que ficam nos mostradores do relógio — para seus aplicativos, como por exemplo uma complicação que mostrará seus tuítes recentes.

Apple Watch

Haverá também um novo recurso chamado de “Viagem no Tempo”. Com ele, basta rodar a coroa digital no mostrador do relógio para visualizar todas as informações anteriores ou futuras, como eventos no calendário e a temperatura para determinado horário.

Apple Watch Time Travel

Agora o Watch conta com um novo modo de despertador, que é exibido ao conectar o relógio ao carregador. O visual lembra o de um despertador normal, com o horário atual, data e o horário programado para despertar. Quando o despertador tocar, basta apertar a coroa digital para adiar o alarme ou o botão de contatos para desativar.

Apple Watch Night Mode

Outros recursos do sistema também foram melhorados, como os desenhos digitais, que agora podem ser criados utilizando várias cores diferentes. Será possível adicionar várias telas de contatos favoritos. A Siri no Watch também ficou mais inteligente, permitindo que o usuário solicite comandos para iniciar atividades físicas, ver os resumos, procurar palavras no dicionário e até mesmo fazer cálculos. O Mapas do Watch mostrará as informações de transportes públicos, assim como no iOS 9 e OS X El Capitan.

Apple Watch Transit

A maior novidade, porém, é a possibilidade de criar aplicativos nativos para o Watch, que ficam armazenados na memória interna do relógio ao invés de serem utilizados por meio de conexão com o iPhone. Isso permitirá que os aplicativos fiquem mais rápidos e não dependam do iPhone conectado para funcionarem. Agora também será possível escolher uma rede Wi-Fi pelo próprio Watch. Os desenvolvedores também poderão utilizar o potencial máximo do Watch para criarem aplicativos, agora com o novo SDK que permite acesso aos sensores, coroa digital e ao microfone.

Por fim, outro recurso muito desejado pelos usuários do Watch finalmente foi apresentado, que é o bloqueio de ativação pelo iCloud. Assim como no iOS, agora será possível bloquear o Watch remotamente em caso de perda ou roubo.

Apple Watch Activation Lock

O watchOS 2 está disponível apenas para desenvolvedores e será liberado para todos os usuários em alguns meses, junto com a versão final do iOS 9.

 

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.