Rumores

Apple continua trabalhando em óculos de realidade aumentada

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple já conseguiu diversificar bastante o seu catálogo de produtos com celulares, computadores, tablets, relógios, fones sem fio e até mesmo serviços. Há, porém, uma categoria específica que a empresa tem explorado discretamente e é a realidade aumentada.

Nós já vimos vários rumores sobre um óculos inteligente da Apple baseado em tecnologias do ARKit, porém sem informações concretas e até mesmo boatos sobre o fim do projeto. Mas, segundo informações do MacRumors, os trabalhos continuam.

Conceito imagina como seriam os óculos da Apple. Imagem: iDropNews

Em uma compilação interna do iOS 13 que o site recebeu, foi possível encontrar códigos e outras referências sobre o tal óculos de realidade aumentada. Os funcionários da Apple contam com um aplicativo chamado “STARTester“, que possibilita simular a interface dos óculos inteligentes na tela do iPhone — também aproveitando a câmera e outros recursos do aparelho.

Os códigos citam um sistema denominado “StarBoard“, que seria para desenvolvedores criarem aplicativos voltados para dispositivos de realidade aumentada. Só que, ao menos por enquanto, a Apple não oferece qualquer integração com esse tipo de acessório. Os aplicativos do ARKit só funcionam no próprio iPhone e iPad, então supõe-se que esse projeto é para um produto que ainda não existe no mercado.

Outras partes do sistema fazem menções a um dispositivo com o codinome “Garta“, modelo “T288“. Estes provavelmente são os óculos inteligentes da Apple com recursos de realidade aumentada. Ícones encontrados no sistema indicam que os óculos vão funcionar em conjunto com aplicativos do iOS. O MacRumors ressaltou, porém, que os ícones são apenas um rascunho e não mostram o verdadeiro visual dos óculos da Apple.

Ainda em novembro de 2017, Mark Gurman publicou na Bloomberg mais detalhes sobre o futuro da Apple e suas tecnologias de realidade aumentada (AR). A empresa tem apresentado cada vez mais avanços na área, e tudo isso faz parte de um plano maior que envolve seus próprios óculos. O acessório terá seu próprio sistema operacional e kit de desenvolvimento, assim como o Apple Watch com o watchOS e a Apple TV com o tvOS.

Apesar dos indícios no iOS 13, esses óculos da Apple só devem ser oficialmente anunciados em algum momento de 2020.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.