DestaquesGeraliOSRumores

Apple pode anunciar serviço concorrente ao Google Now no iOS 9

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Com a chegada do iOS 8 e OS X Yosemite no ano passado, a Apple apresentou o novo Spotlight com sugestões inteligentes. O menu, que até então só buscava contatos, músicas, aplicativos e outros dados do iPhone, agora também faz pesquisas na internet, como filmes e músicas da loja, locais próximos no mapa, notícias e muito mais. De acordo com o site 9to5Mac, a Apple está trabalhando para levar o Spotlight a um próximo nível no iOS 9, integrando o recurso com a Siri, contatos, calendários, mapas e até mesmo o Passbook.

Spotlight iOS 8

O projeto — chamado internamente de Proactive — deve se tornar um concorrente do Google Now, serviço já presente nos aparelhos com Android. Assim como o Now, o novo serviço da Apple automaticamente irá mostrar informações ao usuário baseadas em todas as informações e configurações do dispositivo, respeitando os ajustes de privacidade.

O recurso surgiu da compra de várias pequenas empresas e aplicativos de produtividade, além de uma grande integração com os próprios aplicativos do iOS. Uma das integrações fundamentais será a interação com o aplicativo Mapas da Apple, que também deve receber novidades no iOS 9. O sistema mostrará, por exemplo, locais recomendados para o usuário baseado em suas informações.

Como já foi citado, os recursos do Spotlight no iOS 8 foram apenas um teste do projeto Proactive, que foi muito bem recebido pelos usuários. A ideia da Apple é acabar cada vez mais com a necessidade de utilizar os serviços da Google em seus sistemas operacionais. A novidade já será apresentada na WWDC 2015 como algo que mudará a forma como os dados do usuário se comunicam, assim como a Siri prometeu revolucionar o controle de voz no iOS.

Curiosamente, a Apple deve abandonar o novo estilo de “puxar” o Spotlight — adotado no iOS 7 — e voltar para uma tela separada, ao lado da inicial, como era até o iOS 6. De acordo com algumas fontes, muitas pessoas sequer usam o Spotlight por ficar muito escondido na tela inicial. A Apple estaria testando uma versão interna do iOS 9 em que o usuário poderá escolher a posição do Spotlight, porém não é certo se chegará na versão final do sistema.

Ao acessar o novo Spotlight, o usuário encontrará a tradicional barra de pesquisa, para encontrar os mesmos dados de sempre: contatos, músicas, aplicativos, notas e etc. Porém, também serão mostradas notícias baseadas no que o usuário costuma acessar, como por exemplo algum assunto muito comentado sobre seu artista favorito.

Haverá também uma área focada em três tipos de informação: aplicativos, mapas e contatos. Tudo será integrado a nova geração da Siri, também esperada para o iOS 9. Por exemplo, se o usuário tem um vôo agendado no calendário e a passagem salva no Passbook, o sistema reconhecerá as informações e mostrará um aviso de calendário junto com a passagem próximo ao horário do vôo. Se estiver próximo do horário de um evento agendado no calendário, o sistema também mostrará automaticamente o mapa com as direções e o tempo estimado baseado no tráfego. Apesar de uma grande integração com as notificações do sistema, a Central de Notificações do iOS não deve contar muitas alterações por enquanto.

A nova ferramenta também conseguirá relacionar os horários do usuário com os aplicativos. Por exemplo, se usuário costuma abrir o Facebook quando acorda, o sistema mostrará automaticamente na tela de bloqueio um atalho para abrir o aplicativo todos os dias, naquele mesmo horário. Se o usuário costuma ligar para a sua mãe todo dia às 10 horas, um atalho com “Ligar para a mãe” será mostrado sempre no mesmo horário. Haverá também uma grande comunicação da ferramenta com os contatos do usuário. Inclusive, os novos atalhos de contatos do iOS 8 devem sair da tela de troca de aplicativo e serem realocados no novo Spotlight. Além disso, a ferramenta também mostrará dicas de locais no mapa baseado na localização do usuário.

Falando sobre os mapas, a Apple também estaria desenvolvendo um recurso de realidade aumentada para exibir locais de forma interativa. O recurso deve ser chamado apenas de “Buscar Ao Redor”. Isso irá permitir que o usuário, por exemplo, aponte a câmera para um estabelecimento e obtenha diversas informações, como telefone, site e até mesmo um cardápio virtual, no caso de restaurantes. Ao apontar a câmera para a rua, a ferramenta irá mostrar as principais lojas do local. Isto, porém, ainda não estaria pronto para um anúncio público, então pode ser adiado para uma futura atualização do iOS.

Para tornar o novo Spotlight ainda mais forte, a Apple estaria considerando liberar o uso das APIs dos resultados de pesquisa e da Siri para os desenvolvedores integrarem seus aplicativos com a ferramenta. Inicialmente, o uso da Siri para os aplicativos pode ser bem limitado, pois a Apple ainda irá controlar tudo por questões de privacidade. Com a nova integração, o usuário poderia até mesmo escolher pela Siri qual categoria de filmes deseja ver no aplicativo do Netflix.

As fontes afirmam, porém, que estaria havendo uma briga interna na Apple para anunciar o novo Spotlight já na WWDC, considerando que o foco do iOS 9 deveria ser apenas melhorias de desempenho e correções de problemas. Por isso, pode ser que o recurso seja anunciado apenas como prévia nas primeiras versões do iOS 9, com aprimoramentos ao decorrer das atualizações. O departamento de marketing da Apple ainda estaria decidindo se vão anunciar as novidades como uma única ferramenta e novo nome, ou apenas anunciar como melhoras nos atuais aplicativos do sistema.

O evento principal da WWDC 2015 acontecerá no dia 8 de junho, às 14 horas (horário de Brasília). O iHelp BR fará uma cobertura completa em tempo real.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.