Rumores

Apple pretende lançar serviço de jogos por assinatura

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Já não é mais segredo que a Apple deve lançar ainda neste ano um novo serviço de streaming de filmes e séries para concorrer com o Netflix. Mas, além disso, há também outra novidade que deve se juntar em breve ao Apple Music. De acordo com fontes do canal Cheddar, a empresa considera anunciar também uma plataforma de jogos por assinatura.

Serviços que oferecem vários aplicativos por meio de uma única assinatura não são novidade — como o Setapp —, mas a Apple nunca havia demonstrado interesse em algo do tipo, ao menos até agora. A ideia, basicamente, é criar o “Netflix dos jogos”. O usuário pagará um valor mensal para ter acesso a vários jogos em seus dispositivos.

As negociações teriam começado em meados do ano passado, quando a Apple procurou alguns desenvolvedores para oferecer-lhes a nova plataforma. A ideia é que os criadores de jogos apenas forneçam os títulos para a Apple cuidar de todo o resto, incluindo a distribuição e divulgação. Ainda não há informações sobre qual seria o valor cobrado pelo serviço.

Tudo indica que a plataforma ainda está em fase inicial de desenvolvimento e a Apple pode cancelar o projeto a qualquer momento sem mais detalhes. De qualquer forma, é interessante notar os esforços e investimentos na categoria de serviços, que cresce a cada ano.

Essa já é uma prática comum no universo dos videogames. A Microsoft, por exemplo, oferece o Xbox Game Pass com mais de 100 jogos disponíveis para o console por R$29 ao mês. Em dispositivos móveis como o iPhone e o iPad, porém, ainda não há algo similar.

Para a Newzoo, empresa especializada em analisar o mercado de jogos eletrônicos, espera-se que os títulos voltados para celulares e tablets movimentem mais de 100 bilhões de dólares em todo o mundo até 2021. Em meio aos problemas com as vendas do iPhone, investir em serviços deve ser uma alternativa viável para a Apple recuperar o prejuízo.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.