De surpresa, a Apple anunciou nesta quinta-feira (16) que irá finalmente adotar o padrão RCS de mensagens no iPhone em 2024. A novidade chega em um momento no qual a Apple vem sendo pressionada por órgãos governamentais, principalmente pela União Europeia, para abrir seu ecossistema em favor da concorrência.
O que é o RCS
O RCS foi criado como um substituto do SMS e oferece diversas melhorias para a troca de mensagens, incluindo suporte a mais de 160 caracteres, mensagens de áudio e vídeo, envio de arquivos e mais. Com o RCS, também é possível saber quando a outra pessoa está digitando uma mensagem, além de trocar mensagens via Wi-Fi quando não há conexão celular.
A Google implementou o RCS oficialmente no aplicativo padrão de mensagens do Android em 2019. Já os usuários de iPhone nunca tiveram acesso a esse recurso, pois a Apple defendia que o iMessage (que só funciona em dispositivos Apple) é uma solução melhor.
Por muito tempo, a Google tentou pressionar a Apple para a implementação do RCS no iPhone, porém sem sucesso. Afinal de contas, trazer o RCS ao iPhone seria permitir que os usuários de dispositivos Apple pudessem interagir com usuários de Android sem barreiras – algo que não é possível com o iMessage. Vale lembrar que, nos EUA, o iMessage é um dos mais populares apps de mensagem.
RCS no iPhone
Porém isso irá mudar em 2024. A Apple confirmou ao site 9to5Mac que está comprometida em trazer o RCS ao iPhone “no final do ano que vem”. Ainda não há detalhes sobre como exatamente isso irá acontecer, mas é provável que o recurso seja adicionado com o iOS 18.
Quando isso acontecer, usuários de iPhone e Android poderão conversar através do aplicativo Mensagens nativo de cada aparelho sem perder funcionalidades importantes citadas acima.
Ao mesmo tempo, a Apple continua defendendo que o iMessage ainda é uma alternativa melhor, e que continuará oferecendo sua própria plataforma de menasgens com recursos exlcusivos para os usuários de dispositivos Apple.
Mais informações sobre a adoção do RCS no iPhone devem ser divulgadas pela Apple nos próximos meses.