Notícias

Brasileiros descobrem recursos do iMessage e repercutem no Twitter

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O iMessage é a plataforma de mensagens instantâneas da Apple, similar ao Telegram e WhatsApp. Lançado em 2011, o mensageiro se tornou popular nos Estados Unidos e em outros países onde o iPhone domina o mercado. Hoje (25), por algum motivo desconhecido, o iMessage ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.

Na rede social, várias pessoas descobriram que o iMessage oferece diversos efeitos especiais para o envio de mensagens. A repercussão foi tanta que já foram publicados mais de 17 mil tuítes sobre o assunto nas últimas horas.

“Esse iMessage é muito legal”, disse um usuário. Outros mostraram indignação com a descoberta tardia do aplicativo no Brasil. “Só descobriram o iMessage agora?” comentaram. Há também aqueles que se perguntam sobre a existência do serviço no Android — vale lembrar que o iMessage só funciona em dispositivos da Apple.

Em uma busca no Twitter, é possível encontrar vários vídeos feitos pelos usuários que estão surpresos com as animações e opções de edição no iMessage. Boa parte desses efeitos foram implementados no iOS 10 em 2016.

Como o iOS não é tão utilizado quanto o Android no Brasil, consequentemente poucas pessoas usam o iMessage por aqui. Além disso, por ser integrado ao app Mensagens do iPhone, há quem confunda o iMessage com SMS e tenha receio de usá-lo — isso porque era comum operadoras cobrarem caro pelo envio das mensagens de texto.

Saiba como ativar e usar

Por padrão, o iMessage já vem ativado nos dispositivos com iOS. Mas, para saber se você está mesmo pronto para usá-lo, abra o app Ajustes e procure pelo menu Mensagens. Confira se a opção “iMessage” está ativada. O recurso pode ser utilizado tanto com o número de celular do iPhone quanto com o email do ID Apple.

Ao ser ativado, basta abrir o aplicativo Mensagens e procurar contatos que também utilizam o iMessage. Estes contatos são exibidos com o nome na cor azul.

Durante a conversa, os balões de mensagens também ficam na cor azul quando são enviadas por iMessage. O envio é feito apenas por meio da conexão com a internet e por isso não são cobradas tarifas adicionais. Mensagens de texto comuns ficam na cor verde e podem ser cobradas.

Para enviar mensagens com efeitos, basta tocar no botão de envio por alguns segundos. As fotos e vídeos capturadas dentro do aplicativo Mensagens contam com ferramentas adicionais de edição — como por exemplo desenho e adesivos.

Disponibilidade

Embora o iMessage esteja disponível em iPhones e iPads com o iOS 5 em diante, é preciso ter versões mais recentes do sistema operacional para utilizar os efeitos. Também é possível usar o iMessage no Apple Watch e no Mac, mas sem os efeitos especiais.

E você, já usou o iMessage alguma vez? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários!

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.