AtualizaçõesMacNotícias

Apple reconhece erro e libera atualização para melhorar desempenho do novo MacBook Pro

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A nova geração do MacBook Pro mal chegou às lojas e os consumidores já descobriram outro problema sério nos computadores, principalmente na versão mais cara. Os modelos com o processador Intel i9 apresentaram queda considerável no desempenho ao executar tarefas pesadas, o que foi decepcionante para quem gastou alguns milhares de dólares na máquina. Hoje, a Apple liberou uma atualização de sistema que promete corrigir toda essa situação vexaminosa.

De acordo com um comunicado oficial da empresa enviado à imprensa, houve uma falha no sistema que controla a parte térmica do computador. Dessa forma, ao atingir temperaturas mais elevadas, o desempenho do processador é reduzido drasticamente. Isso é normal em até certo nível, porém o novo MacBook Pro com i9 não precisava de temperaturas tão altas para ficar com velocidade inferior à de modelos mais baratos.

“Após testes de desempenho abrangentes em várias cargas de trabalho, identificamos que há uma chave digital ausente no firmware que afeta o sistema de gerenciamento térmico e pode reduzir a velocidade do processador sob alta carga térmica no novo MacBook Pro.

Uma correção deste problema está inclusa na atualização suplementar do macOS High Sierra 10.13.6 e é recomendada para todos os usuários que possuem os novos computadores. Pedimos desculpas aos nossos cliente que tiveram o desempenho reduzido em suas novas máquinas.”

O problema ganhou repercussão quando o youtuber Dave Lee publicou um vídeo detalhado sobre o assunto. A própria Apple confirmou hoje que trabalhou junto com Lee para compreender exatamente o que estava causando a redução no desempenho dos Macs. O youtuber já se pronunciou em seu Twitter para mostrar que a atualização de fato corrigiu o erro no sistema.

A atualização suplementar do macOS High Sierra 10.13.6 já pode ser transferida e instalada por meio do menu de Atualizações da Mac App Store. Embora o foco desta atualização seja corrigir os problemas do MacBook Pro com processador i9, a empresa recomenda que todos os usuários dos modelos lançados em 2018 instalem essa correção.

Aos que preferirem, é possível baixar a atualização diretamente do site oficial da Apple.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.