Depois de muita repercussão na internet, os usuários dos mais novos MacBooks certamente vão ficar mais tranquilos com a notícia do dia. A Apple finalmente reconheceu a falha no teclado de seus últimos notebooks que faz com que algumas teclas parem de funcionar após certo tempo. O comunicado foi divulgado agora à tarde no site oficial da empresa.
“Hoje nós lançamos para nossos consumidores um programa de reparo que envolve uma pequena porcentagem de teclados em determinados modelos de MacBook e MacBook Pro demonstrando alguns destes comportamentos: letras ou caracteres que se repetem inesperadamente e teclas que não funcionam ou que parecem “grudentas” ao serem pressionadas.”
Os modelos afetados são:
- MacBook de 12 polegadas (2015)
- MacBook de 12 polegadas (2016)
- MacBook de 12 polegadas (2017)
- MacBook Pro de 13 polegadas (2016)
- MacBook Pro de 13 polegadas (2017)
- MacBook Pro de 13 polegadas com Touch Bar (2016)
- MacBook Pro de 13 polegadas com Touch Bar (2017)
- MacBook Pro de 15 polegadas com Touch Bar (2016)
- MacBook Pro de 15 polegadas com Touch Bar (2017)
A partir de agora, com o problema devidamente reconhecido, qualquer usuário que tiver problemas com o teclado de algum dos modelos listados acima poderá solicitar o reparo gratuito diretamente com o suporte técnico da Apple ou em qualquer centro autorizado de reparos. Quem já teve problemas com isso anteriormente e precisou pagar pelo serviço deve entrar em contato com a Apple para ser reembolsado.
O que exatamente aconteceu
O problema começou com o lançamento do novo MacBook de 12 polegadas, no início de 2015. Para conseguir deixar o computador com o mínimo de espessura possível, a Apple desenvolveu um novo teclado com teclas super finas, que utiliza o novo “mecanismo borboleta”. Como quase não há espaço entre as teclas e o mecanismo, a poeira e outros resíduos que se acumulam na parte interna do teclado ficam presos lá, causando o travamento de algumas teclas.
Como esses novos MacBooks possuem quase todas as peças soldadas, é praticamente impossível de substituir apenas a tecla defeituosa, sendo necessário substituir quase todo o Mac por um novo. Isso pode ser tranquilo para quem ainda está com o computador na garantia ou assina um plano AppleCare, porém o reparo fora da garantia costumava ser muito caro (podendo ultrapassar mais de 2 mil reais no Brasil).
No final de 2016, a Apple anunciou uma nova geração do MacBook Pro que também adotou o teclado super fino com “mecanismo borboleta”, mas com algumas mudanças sutis. Mesmo assim, os problemas persistiram e continuam presentes até hoje nos modelos lançados em 2017. Vários consumidores ao redor do mundo processaram a Apple por cobrar pelos reparos alegando que o problema foi causado por mau uso.
Felizmente, a saga parece ter chegado ao fim. A Apple garante que o programa de troca para usuários afetados será válido por até 4 anos após o lançamento de cada modelo. Quem possui um MacBook Pro lançado no final de 2016, por exemplo, não precisará pagar pelo reparo do teclado até o final de 2020 no caso do problema aparecer.
Para mais informações, entre em contato com a Apple por meio da página oficial de suporte ou no telefone 0800 761 0880.