GeraliPadiPhoneMacOutros assuntos

Apple registra mais um recorde de vendas no primeiro trimestre fiscal de 2016

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple anunciou hoje os resultados do primeiro trimestre fiscal da empresa em 2016 com recordes de vendas. Nos últimos três meses, foram 75,9 bilhões de Dólares em receita, com 18,4 bilhões de Dólares em lucro, além de terem vendido 74,8 milhões de iPhones, 16,1 milhões de iPads e 5,3 milhões de Macs.

tim-cook-new-macbook-2015

Desde o final do ano passado, diversos analistas comentavam sobre a possibilidade das vendas do iPhone sofrerem uma queda, o que não aconteceu. Como já foi mencionado anteriormente, a Apple vendeu no último trimestre 74,8 bilhões de unidades do iPhone — contra 74,5 bilhões no mesmo período do ano passado. Apesar do baixo crescimento no período de um ano, vale lembrar que no trimestre anterior foram vendidos 48 milhões de iPhones, ou seja, uma diferença de quase 27 milhões de unidades.

Já o iPad, apesar de não ter superado o número de vendas do mesmo período em 2015, atingiu quase o dobro de unidades vendidas no trimestre anterior, sendo 16,1 milhões unidades no primeiro trimestre de 2016 contra 9,8 milhões no último trimestre de 2015. As vendas do Mac continuam estáveis, com 5,3 milhões de computadores vendidos — quase o mesmo número de trimestres anteriores. No caso do Mac, a empresa está otimista, considerando que a venda de computadores em geral está caindo cada vez mais, o que não tem afetado a Apple até agora. O número das vendas de serviços, como a iTunes Store e App Store, também cresceu consideravelmente.

Tim Cook, presidente da Apple, disse na conferência ao vivo que deve ser levado em conta a crise econômica que atingiu diversos países, principalmente os emergentes — citando o Brasil e a Rússia — e mesmo assim, conseguiram vender mais do que no ano passado com um estado econômico mais favorável. O Brasil foi mencionado várias vezes durante a conferência, por conta da desvalorização do Real frente ao Dólar, porém a empresa afirma que as vendas no país vão bem, apesar disso, e que devem investir cada vez mais em serviços por aqui.

Sem dúvidas, a Apple mais uma vez mostrou aos investidores que os analistas econômicos estavam errados sobre suas previsões. A empresa continua lucrando cada vez mais com seus produtos e serviços, batendo recordes de vendas seguidos — o que provavelmente continuará acontecendo por muito tempo ainda. Em suma, a Apple não está na pior.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.