iOSMac

Apple unificará a venda de aplicativos do iOS e macOS em breve

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Uma das principais novidades do macOS Catalina é a possibilidade que os desenvolvedores têm de adaptar facilmente aplicativos de iPad para o Mac. Apesar disso, mesmo com o aplicativo nos dois sistemas, a venda ainda é separada — ou seja, mesmo que o usuário compre um app em seu iPad, ele precisará pagar novamente por ele caso queira rodá-lo no Mac.

A situação irá mudar em breve, já que a Apple anunciou nesta semana que unificará a venda de aplicativos do iOS e macOS na App Store. A notícia foi confirmada pela própria empresa no Portal de Desenvolvedores da Apple.

A novidade faz parte do iOS 13.4 e macOS Catalina 10.15.4, que entraram em fase de testes nesta segunda-feira (5). Segundo a Apple, quando as atualizações estiverem disponíveis para o público, os desenvolvedores podem optar por distribuir os aplicativos de forma universal — sejam gratuitos ou pagos. Assim, com uma única compra, o mesmo aplicativo estará disponível automaticamente no iPhone, iPad e Mac, sem qualquer custo adicional.

Até mesmo as compras internas dos aplicativos serão compartilhadas, o que é ótimo para assinaturas e até mesmo jogos. Atualmente, aplicativos como o Twitter, Carrot Weather e Asphalt 9 já usam a tecnologia Catalyst para executar os apps de iPad no Mac.

Os desenvolvedores já podem se preparar para a mudança por meio do novo Xcode 11.4, que está disponível no momento apenas no Portal de Desenvolvedores da Apple. A empresa disse que a unificação deve acontecer em março, junto com a liberação do iOS 13.4 e macOS Catalina 10.15.4 para o público.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.