Apple Vision

Apple apresenta o Vision Pro: um novo dispositivo de realidade mista

Apple apresenta o Vision Pro: um novo dispositivo de realidade mista

Após muitos rumores e anos de desenvolvimento, a Apple apresentou nesta segunda-feira (5) o Apple Vision Pro: o mais novo dispositivo da marca diferente de qualquer coisa que a empresa já lançou. Ao invés de um telefone, tablet ou computador, o Apple Vision Pro é um headset de realidade mista.

O que é o Apple Vision Pro

Já existem alguns headsets imersivos no mercado, porém esses produtos são conhecidos por isolar o usuário do mundo real. Com o Vision Pro, a Apple defende que o usuário pode aproveitar os benefícios da realidade virtual porém mantendo-se atento ao que acontece ao seu redor. O aparelho funciona como uma espécie de óculos super avançados com telas, muitas câmeras e sensores.

Ao todo são 12 câmeras, 5 sensores e 6 microfones que permitem ao Apple Vision Pro entregar uma experiência diferenciada ao usuário. Ao invés de mostrar apenas um mundo virtual, o aparelho combina sua interface com o ambiente externo através das câmeras de alta resolução. Tudo é renderizado pelo novo chip R1, que reduz a latência das imagens para criar a sensação de interação com a realidade.

Apple apresenta o Vision Pro: um novo dispositivo de realidade mista

Além do R1, o Apple Vision Pro é equipado com o chip M2, que gerencia as demais tarefas do aparelho. O sistema operacional visionOS, embora baseado no iOS, foi desenvolvido com uma interface completamente baseada em realidade aumentada. Os ícones flutuam na visão do usuário e os elementos podem ser controlados com os gestos das mãos.

Para tornar a experiência mais imersiva, o Apple Vision Pro conta com duas telas de altíssima resolução para cada olho. Ao todo são 23 milhões de pixels, o que garante muito mais resolução do que uma TV 4K. Há ainda um sistema de som espacial embutido que detecta os movimentos da cabeça para direcionar o áudio, assim como nos AirPods.

Apple apresenta o Vision Pro: um novo dispositivo de realidade mista

O dispositivo conta com um encaixe e haste de tecido para torná-lo mais confortável. As lentes se ajustam aos olhos do usuário e a Apple diz que oferecerá um adaptador com lentes ZEISS para quem possui problemas de visão, como por exemplo miopia.

visionOS

Mas o que exatamente o Apple Vision Pro faz? Basicamente, tudo o que um iPad é capaz de fazer. Inclusive, muitos dos aplicativos do iPadOS estão disponíveis por padrão no visionOS, como o TV, Apple Music, Freeform, Safari, Mail, Notas e Fotos. Desenvolvedores poderão criar apps de terceiros para a plataforma – e uma versão do Disney+ para o headset já está confirmada.

Claro que, com o Apple Vision Pro, esses aplicativos ficam ainda mais imersos. Ao assistir um filme ou série, é possível escolher o tamanho da tela virtual e até mesmo se isolar do ambiente externo com um cenário diferente. O dispositivo também permite que o usuário entre em fotos e vídeos 3D capturadas no próprio Apple Vision Pro.

Apple apresenta o Vision Pro: um novo dispositivo de realidade mista

Para garantir a privacidade e segurança dos dados, o Apple Vision Pro utiliza o novo sistema Optic ID que lê a íris do olho do usuário para confirmar sua identidade. Dessa forma, o Optic ID funciona de forma similar ao Face ID para desbloquear o sistema e autorizar compras com o Apple Pay.

O Apple Vision Pro poderá ser utilizado enquanto conectado à energia. Porém, caso o usuário queira usá-lo livremente, há uma bateria externa que pode ser plugada ao aparelho através de um cabo magnético. Segundo a Apple, a bateria dá ao Vision Pro uma autonomia de até duas horas.

Preço e disponibilidade

Ainda não há uma data exata para o Apple Vision Pro chegar ao mercado. A empresa afirma que pretende lançar o produto no início de 2024, porém exclusivamente nos Estados Unidos. O aparelho deve chegar a outros países apenas no final do próximo ano. O preço inicial será de US$3.499 (cerca de R$17.200 na conversão direta sem taxas).

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.