Apple WatchNotícias

Apple Watch Series 4 surpreende nos primeiros testes

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Depois do iPhone Xs, agora foi a vez do Apple Watch Series 4 ser analisado pela grande mídia internacional. A nova geração do relógio inteligente foi anunciada na quarta-feira passada (12) e, além do visual repaginado, trouxe diversas novidades como o sensor de eletrocardiograma. Nós destacamos aqui algumas das opiniões sobre o novo Apple Watch que já estão circulando na internet.

Hodinkee

O Hodinkee, portal especializado em relógios, foi um dos que tiveram a oportunidade de testar o Apple Watch Series 4 antes da hora. Para eles, o lançamento é o momento certo para quem ainda não possui um relógio inteligente entrar neste universo.

“Se você nunca teve um Apple Watch e já se perguntou se ter ou não um desses vai acrescentar algo em sua vida, o Series 4 faz valer a tentativa. […] É coeso, ambicioso e pode te encorajar a mudar seus hábitos e comportamentos para melhor. Se você nunca deu uma chance para o Apple Watch e se estava esperando o momento certo para isso, esse é o momento. Vá em frente!”

Embora defenda a existência dos tradicionais relógios mecânicos, a análise do site destaca as vantagens do Apple Watch em momentos como praticar atividades físicas.

“Se você vai trocar seu relógio mecânico por um Apple Watch? Não, não vai. Mas vale a pena adicionar o Apple Watch em sua rotina se você ainda não tem um. Eu não iria praticar exercícios com um relógio mecânico, e foi aí que abri um espaço na minha vida para o Apple Watch. Também há dias em que é ótimo ter algumas informações extras no pulso e deixar aquele relógio esportivo clássico em casa por algumas horas não é a pior coisa do mundo.”

Após os testes, o portal conclui que o Apple Watch Series 4 é a exemplificação dos planos ambiciosos da Apple para o futuro dos relógios.

“O Apple Watch Series 4 de fato é, como a Apple gosta de dizer, o melhor Apple Watch até agora. É a expressão do que o Apple Watch pode ser, dando os próximos passos no caminho estabelecido pela Apple nos últimos quatro anos e nos mostrando aonde isso deve chegar no futuro. Seja você alguém que anda com o pulso vazio, olhando as horas no seu celular como se fosse um relógio de bolso, ou um colecionador de relógios que não consegue se imaginar deixando de lado suas maravilhas mecânicas, é hora de dar uma chance para o Apple Watch.”

iMore | Vector

Rene Richie, do iMore e Vector, comentou que o Apple Watch Series 4 é uma atualização recomendada para todos, seja quem tem um Apple Watch Series 3, modelos mais antigos ou até mesmo para aqueles que ainda pretendem comprar o primeiro relógio inteligente.

“Se você tem um Apple Watch antigo e está pensando em atualizar, considere se a opção de celular, o novo visual e os novos sensores valem a pena para você. Eu diria que, para o Series 0 e Series 1, é uma decisão óbvia neste momento. Para o Series 2, é tentador. Para o Series 3, vale a pena se você quer muito a nova tela, eletrocardiograma e o detector de quedas. […] Se você ainda não tem um Apple Watch, deveria ter. […] Ele pode salvar a sua vida.”

O novo visual do relógio se destaca com suas curvas mais sutis, tendência que a Apple apresentou no ano passado com o iPhone X.

“A nova linguagem visual, sem surpresas, é toda baseada em curvas. Assim como o iPhone X. O resultado é um Apple Watch mais fino mas também com mais espaço. Com superfície maior porém menor em volume — você sabe, aqueles truques que a equipe de design industrial da Apple continua utilizando.”

O blogueiro testou até mesmo o novo recurso que detecta quedas acidentais para acionar os serviços de emergência.

“Os novos sensores de movimento têm o dobro do alcance dinâmico, sendo até oito vezes mais rápidos. […] Isso permite que eles identifiquem características físicas de uma queda, deslize ou tropeço, incluindo os movimentos do seu braço como a aceleração e desaceleração. Quando você atinge o chão, pode ligar imediatamente para os serviços de emergência e avisar seus contatos de emergência. E se você não se mover depois de um minuto, seu Apple Watch faz essa ligação por conta própria.”

The Verge

O Apple Watch Series 4 também foi muito elogiado na análise de Dieter Bohn para o The Verge. Para ele, a nova geração é o que o primeiro modelo apresentado deveria ter sido.

“Agora, com o [Apple Watch] Series 4, a Apple está repetindo de novo [a ideia de refinar o produto]. E o mais importante, conseguiram integrar o produto físico com o seu propósito. O Series 4 finalmente atingiu algo que o Apple Watch original tinha como meta. Não está nem perto de fazer coisas de um computador real no pulso, mas pode fazer coisas diferentes para pessoas diferentes agora.”

Mesmo com a Apple afirmando que a bateria manteve as 18 horas de duração, Bohn disse que conseguiu atingiu números bem maiores na prática.

“Eu tirei o Watch do carregador no sábado de manhã e dei um passeio por Oakland durante quatro horas sem estar conectado ao meu celular. Eu usei o 4G para os mapas, algumas ligações e o GPS para analisar minhas atividades físicas. No final do dia, o relógio ainda estava com 50% de bateria. Ela só ficou com menos de 20% no final de domingo (em que também utilizei o GPS e o 4G por algumas horas).”

Ainda sim, alguns velhos problemas de outras gerações do Apple Watch persistem nos novos modelos, como a lentidão da Siri.

“Entre as coisas boas, posso mencionar a duração da bateria, a linda tela maior e os novos recursos de saúde, não apenas para exercícios físicos. Já as coisas ruins: a Siri continua não sendo confiável, não há como deixar a tela sempre ligada e as opções dos temas ainda são confusas.”

Será que vale a pena?

Ao contrário do iPhone Xs, o Apple Watch Series 4 trouxe novidades significativas. O visual foi aperfeiçoado com a tela maior, bordas reduzidas, novas cores e, o mais importante, recursos que devem mudar a forma de se utilizar o acessório. O processador S4 de 64 bits deixa tudo mais rápido, os alto-falantes com maior volume facilitam o uso para ligações e os sensores de saúde agora detectam quedas e até mesmo fazem eletrocardiogramas no próprio pulso.

Se para quem tem o Apple Watch Series 3, lançado no ano passado, a nova geração já parece ser muito diferente, os modelos antigos ficam ainda mais atrás. Muito provavelmente, quem comprar o Apple Watch Series 4 não deve se arrepender.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.