Apple Watch

Apple Watch Series 5 ganha modelos em cerâmica e titânio

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Como previsto pelo iHelp BR com antecedência, a Apple anunciou durante o evento especial de hoje (10) uma nova geração do Apple Watch. O Apple Watch Series 5 não traz muitas novidades em relação ao Series 4, porém oferece ainda mais opções de acabamentos para os usuários — incluindo novos modelos feitos em cerâmica e titânio.

A novidade que mais se destaca no Apple Watch Series 5 é a tela atualizada com tecnologia LTPO, que consome muito menos energia por conseguir variar a taxa de atualização da imagem. Isso permitiu a implementação do recurso “Sempre Ligado” (em inglês “Always On“), que mantém a exibição do mostrador na tela do Apple Watch em todo momento, mesmo quando o braço está abaixado.

Com isso, não é preciso mais levantar o pulso para conferir a hora ou as informações exibidas na tela principal do relógio. Essas informações são mostradas com brilho reduzido e em menos cores. Ao levantar o braço, o Apple Watch exibe a imagem com brilho máximo e com todas as informações disponíveis. De acordo com a empresa, mesmo com esse recurso, a bateria do Apple Watch Series 5 continua com um dia de duração garantido.

A navegação e métricas de determinadas atividades ficaram mais precisas com o Apple Watch Series 5. Isso porque a nova geração traz pela primeira vez uma bússola embutida, algo que já existe no iPhone desde o 3GS. A bússola permite que o relógio identifique exatamente para qual lado está apontando, o que melhora o uso do GPS, por exemplo. Os aplicativos também conseguem detectar a latitude, longitude, elevação e nível de inclinação por meio do novo sensor.

Embora o processador tenha sido atualizado para o S5, a Apple não destacou nenhum ganho significativo de desempenho em relação ao chip S4 do Apple Watch Series 4. Curiosamente, o novo Apple Watch conta com 32GB de armazenamento interno — o dobro do que é oferecido no Series 4 e quatro vezes mais do que no Series 3.

Para quem pretende adquirir um Apple Watch com a função de celular, a Apple criou um novo sistema universal para chamadas de emergências. Mesmo sem um iPhone por perto, caso o usuário tenha algum problema, basta pressionar o botão lateral para ligar para o serviço de emergência (como a polícia) sem ter que digitar o número. O relógio discará automaticamente para o número correto com base na localização atual.

Além dos tradicionais acabamentos em alumínio e aço inoxidável, o Apple Watch Series 5 é vendido também em versões feitas de cerâmica (material que já foi utilizado no passado) e titânio. Os modelos com cerâmica estão disponíveis nas cores branco e preto espacial, enquanto o titânio é vendido em prata e cinza espacial.

A Apple apresentou ainda uma solução de vendas inédita. A partir de agora, com o Apple Watch Series 5, é possível adquirir todos os modelos do relógio com qualquer uma das pulseiras disponíveis. Batizado de “Estúdio do Apple Watch“, a página permite que o usuário monte o seu próprio Apple Watch com acabamento, cor e pulseira que quiser. A Apple montará o relógio naquela configuração específica sem custo adicional.

Novas pulseiras também foram lançadas hoje e são compatíveis com todos os modelos de Apple Watch já lançados até agora. Entre elas, mais cores para as tradicionais esportivas e em loop, além de mais opções na linha Nike e Hermès.

O Apple Watch Series 5 substituiu o Series 4 e manteve o mesmo preço da geração anterior lá fora. Já é possível reservar os novos modelos do relógio nos Estados Unidos e em mais 38 países. Os valores começam em US$399 (cerca de R$1.640 em conversão direta). Ainda não há previsão de lançamento ou preços definidos para o Apple Watch Series 5 no Brasil.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.