Apple Watch

Apple Watch Series 8 e SE 2 chegam com novos sensores de movimento e saúde

Apple Watch Series 8 e SE 2 chegam com novos sensores de movimento e saúde

A Apple apresentou nesta quarta-feira (7) novas versões do Apple Watch, o relógio inteligente da companhia. Neste ano, o Apple Watch Series 8 e o Apple Watch SE de segunda geração chegam com novos sensores de movimento e saúde.

Apple Watch Series 8

Apple Watch Series 8 e SE 2 chegam com novos sensores de movimento e saúde.

O Apple Watch Series 8 não é exatamente uma grande atualização comparado ao Apple Watch Series 7. O design, por exemplo, é exatamente o mesmo da geração anterior – embora agora o relógio esteja disponível em novas cores. Os modelos nas cores meia-noite e estelar continuam na linha, enquanto a Apple trouxe de volta o modelo prata e um novo tom de vermelho para as versões em alumínio.

Já os modelos de aço continuam disponíveis nas mesmas cores de antes: prata, dourado e grafite. Há também novas combinações de pulseiras, e vale notar que as pulseiras antigas continuam sendo compatíveis com os novos modelos, ou vice-versa. Os tamanhos também continuam os mesmos: 41 e 45 milímetros.

A principal novidade interna do Apple Watch Series 8 é a adição de um novo sensor de temperatura corporal. Só que, ao invés de mostrar sua temperatura atual como um termômetro, o relógio utiliza os sensores para calcular a variação de temperatura do corpo durante o dia. Para mulheres, isso permite que o Apple Watch estime as possíveis datas das últimas ovulações.

Apple Watch Series 8 e SE 2 chegam com novos sensores de movimento e saúde.

O Apple Watch Series 8 conta também com um novo acelerômetro e giroscópio capazes de detectar acidentes de carro. Quando isso acontece, o relógio automaticamente liga para o serviço de emergência local – de forma similar ao recurso que detecta quedas. E claro, o Apple Watch Series 8 também conta com todos os recursos do watchOS 9, incluindo monitoramento detalhado de sono e novos mostradores.

Apple Watch SE de 2ª geração

O Apple Watch SE foi apresentado em 2020 como uma opção mais acessível do Apple Watch. Baseado no design do antigo Apple Watch Series 4, esse modelo deixa de lado alguns recursos avançados como a tela sempre ativa e o eletrocardiograma, porém oferece outras tecnologias fundamentais do Apple Watch.

A segunda geração do Apple Watch SE manteve o mesmo design, mas agora conta com o mesmo chip presente no Apple Watch Series 8. Isso não só torna o relógio mais rápido, como também habilita a detecção de acidentes de carro. O relógio mais barato da Apple conta também com GPS, sensores de batimentos cardíacos, e versão com conectividade celular.

Apple Watch Series 8 e SE 2 chegam com novos sensores de movimento e saúde.

O Apple Watch SE de segura geração pode ser adquirido nos tamanhos de 40 e 44 milímetros.

Preço e disponibilidade

Ainda não há previsão de lançamento para os novos modelos de Apple Watch no Brasil, porém a Apple já confirmou os preços por aqui. O Apple Watch Series 8 custará a partir de R$5.299, enquanto o Apple Watch SE teve o preço inicial definido em R$3.399. O Apple Watch Series 3, Apple Watch SE de primeira geração e Apple Watch Series 7 não são mais vendidos oficialmente.

Vale notar que a atualização do watchOS 9 estará disponível para o Apple Watch Series 4 em diante a partir de segunda-feira, 12 de setembro. Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.