Após a chegada do iOS 15 em setembro, a Apple disponibilizou nesta semana uma atualização de sistema para os fones sem fio AirPods Pro e AirPods Max. A nova versão do firmware (4A400) habilita o rastreamento através da rede do aplicativo Buscar da Apple.
Com a atualização, os AirPods basicamente se transformam em enormes AirTags. Embora não tenha a busca precisa — já que nenhum dos AirPods atuais é equipado com o chip de localização U1 —, o aplicativo Buscar agora exibe se os fones sem fio estão longe ou perto com base na conexão Bluetooth.
É possível localizar os AirPods e também reproduzir um alerta sonoro mesmo que os fones estejam guardados no estojo e desconectados do iPhone. Além disso, por meio da integração com a rede Buscar da Apple, os usuários podem finalmente rastrear os AirPods no mapa mesmo quando eles estão fora do alcance do telefone.
Assim como os próprios dispositivos iOS e também os AirTags, a atualização de firmware dos AirPods faz com que os fones se comuniquem com outros aparelhos que estejam por perto para emitir o sinal de localização aos servidores da Apple, que imediatamente vão notificar o dono. É possível ainda definir uma notificação para caso você esqueça os fones para trás.
Infelizmente, o processo de atualização dos AirPods não é muito intuitivo. Para isso, é preciso ter conectado os fones ao iPhone e, em seguida, conectá-los ao carregador enquanto estão dentro do estojo. Você pode checar a versão do firmware de seus AirPods através do menu Geral > Sobre no aplicativo Ajustes do iOS.
Vale lembrar que as novidades relacionadas ao aplicativo Buscar são exclusivas para os AirPods Pro e AirPods Max, não sendo compatíveis com os AirPods de primeira e segunda geração.