GeralNotíciasRumores

Bloomberg: carregador AirPower só deve ser lançado no final do ano

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Em setembro de 2017, quando a Apple anunciou o iPhone 8 e o iPhone X, a empresa mostrou também seu mais novo carregador sem fio AirPower, capaz de recarregar a bateria de vários dispositivos ao mesmo tempo por indução. A previsão para o acessório chegar às lojas ficou para o início de 2018, mas os meses se passaram e nenhuma novidade surgiu até agora. Pois, de acordo com a Bloomberg, quem pretende comprar um AirPower terá que esperar até setembro para isso.

As fontes de Mark Gurman na Apple afirmaram que os planos ambiciosos da Apple para sua nova base carregadora fez com que várias dificuldades surgissem no desenvolvimento do produto. O AirPower consegue recarregar ao mesmo tempo um ou dois iPhones, Apple Watch e até mesmo os AirPods — desde que estejam com o novo estojo de carga sem fio.

Embora utilize o padrão Qi para transmitir energia, o carreador da Apple foi customizado para gerenciar melhor a transmissão de energia entre os dispositivos. Para isso, a empresa estaria supostamente utilizando um chip proprietário que roda uma versão modificada do iOS. Dessa forma, o AirPower também consegue se emparelhar rapidamente com cada aparelho para exibir informações detalhadas ao usuário.

Há outros mistérios envolvidos na história, já que a empresa também nunca mencionou qual será o preço do AirPower. Embora alguns sites afirmam que o custo ficará em torno de 200 dólares (cerca de R$760 em conversão direta), não há nada confirmado. Em um assunto relacionado, a fonte mencionou que a Apple chegou a considerar remover a conexão do carregador no iPhone X, porém a ideia foi descartada considerando que as soluções atuais de carregamento sem fio são extremamente lentas e instáveis.

Para o analista Ben Bajarin, da Creative Strategies, o atraso de 1 ano no lançamento do AirPower não deve afetar as vendas do produto, considerando que o carregador é muito diferente dos outros que existem até então. Mas Bajarin espera que situações similares não aconteçam novamente no futuro.

“Espero que a Apple tenha aprendido a lição para anunciar novos produtos somente quando estiverem prontos para serem vendidos.” disse Ben Bajarin à Bloomberg.

Em resumo, o tal do AirPower que foi anunciado com o iPhone X em 2017 só chegará às lojas com os novos iPhones de 2018.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.