AppsiOS

Aplicativos não adaptados para iPad vão rodar em resolução maior com o iOS 12

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Quem tem iPad provavelmente já se deparou com algum aplicativo que não ocupa todo o tamanho da tela do tablet (Instagram, estou falando com você). Isso acontece porque o desenvolvedor fez um aplicativo exclusivo para iPhone, ignorando as telas maiores. Até então, esses aplicativos não adaptados são exibidos na resolução do iPhone 4, o que incomoda vários usuários pela péssima qualidade para os dias atuais. Mas isso deve mudar com o iOS 12, já que agora o sistema usa um tamanho maior para os apps de iPhone.

Apps do iPhone 4 possuem proporção mais próxima da tela do iPad, porém exibem menos conteúdo com resolução menor.

A novidade apareceu na segunda versão de testes do iOS 12, que foi liberada ontem para os desenvolvedores. Ao abrir o Instagram, por exemplo, ele é executado na resolução do iPhone 6, exibindo muito mais conteúdo na tela e com melhor qualidade. Essa não é lá uma grande novidade, porém certamente será bem recebida entre os usuários de iPad que ainda precisam lidar com esse tipo de aplicativo.

Vale lembrar, porém, que isso ainda pode mudar até o lançamento oficial do iOS 12, já que a Apple aproveita as versões beta justamente para testar esse tipo de mudança — e nem sempre todas elas chegam até os usuários.

O iOS 12 foi anunciado no início de junho com várias novidades, entre elas, grandes melhorias de desempenho, FaceTime em grupo, novos efeitos de câmera para o iMessage e aplicativos do sistema redesenhados. Essa atualização segue em fase de testes exclusivamente com desenvolvedores. Os usuários cadastrados no Apple Beta Software Program vão poder se participar dos testes a partir de julho, enquanto a versão final para o público só deve sair no final deste ano.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.