DestaquesiOSNotícias

Apple apresenta prévia do iOS 12 com foco em melhorar o desempenho do sistema

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Depois de muita especulação, a Apple finalmente apresentou ao mundo na tarde de hoje uma prévia do iOS 12 — a próxima grande atualização do sistema operacional do iPhone, iPod touch e iPad. Como já era esperado, essa versão não trouxe tantas mudanças radicais. A Apple optou por melhorar o funcionamento do sistema e adicionar melhorias pontuais em alguns aplicativos.

Desempenho

Sim, o foco do iOS 12 é o desempenho. E a Apple usou um bom tempo da apresentação para destacar isso. De acordo com a empresa, toda a experiência do usuário será melhorada com o iOS 12, já que o sistema consegue executar tudo com mais velocidade e fluidez. Os aplicativos abrem mais rápido e as animações foram otimizadas até mesmo para aqueles dispositivos mais antigos, como o iPhone 6.

Ainda é cedo para falar, mas no pouco tempo em que eu já consegui utilizar o iOS 12 no iPhone X, de fato nota-se que tudo está mais rápido.

FaceTime em grupo

Os sonhos de vários usuários se tornaram realidade ao ver Craig Federighi demonstrar ao vivo uma videoconferência em grupo no FaceTime.

Tudo parece funcionar muito bem para um recurso novo, ao menos durante as demonstrações ao vivo. O FaceTime foi integrado ao iMessage agora, então basta criar um grupo no aplicativo Mensagens com seus contatos para iniciar uma chamada com todos os participantes. É possível convidar até 32 pessoas para essa chamada! Outra novidade muito interessante é que os usuários podem adicionar stickers e até Animojis durante uma chamada de vídeo.

Memoji

Isso me deixou com aquela impressão de “eu já vi isso em algum lugar”. Brincadeiras à parte, a Apple mostrou que os Animojis vieram para ficar. O iOS 12 permite criar seu próprio Animoji personalizado, que responde aos movimentos do rosto assim como os demais do sistema. O nome do recurso é Memoji.

A Apple também lançou novos personagens para os Animojis: tigre, coala, dinossauro e fantasma. Vale lembrar que tudo isso só está disponível para o iPhone X no momento.

Efeitos de câmera

Quem adora utilizar os efeitos especiais na câmera em aplicativos como o Instagram e o Snapchat provavelmente vai adorar as novidades do iOS 12. Por meio do iMessage, é possível adicionar adesivos, texto ou até mesmo um Animoji nas suas fotos e vídeos.

Realidade aumentada em grupo

No ano passado, o ARKit abriu um caminho de novas possibilidades para aplicativos e jogos utilizarem a realidade aumenta em outro nível. Agora, com o iOS 12, todas essas tecnologias do ARKit foram aprimoradas para uma experiência ainda mais imersiva, começando pelo funcionamento em grupo.

Dessa forma, dois usuários, cada um em seu aparelho, podem se conectar no mesmo ambiente de realidade aumentada. Isso certamente será muito bem aproveitado em jogos, como foi demonstrado ao vivo com um novo jogo da marca LEGO. O rastreamento do ARKit e o reconhecimento de objetos também foi aprimorado. Em parceria com a Pixar, a Apple criou um novo formato (USDZ) para desenvolvedores trabalharem com objetos e cenas 3D.

Siri mais inteligente

A Siri nunca fica de fora das novidades a cada nova versão do iOS, porém tudo o que foi apresentado hoje pode mudar a forma como os usuários lidam com a assistente virtual. As ferramentas do Workflow finalmente foram integradas ao sistema. A partir de agora, cada usuário pode criar seus próprios comandos para a Siri com os vínculos necessários para cada aplicativo.

Assim como no Workflow, esses comandos também estarão disponíveis em forma de “atalhos” dentro de um novo aplicativo padrão do sistema.

Aplicativo Fotos mais organizado

Boa parte dos usuários passa um tempo considerável dentro do aplicativo Fotos, e é por isso que ele foi um dos escolhidos para ser aprimorado no iOS 12. O Fotos do iOS 12 traz uma busca reformulada com mais filtros e sugestões.

Dentro da nova aba “Para Você”, o aplicativo vai sugerir coisas como álbuns personalizados e fotos que você tirou naquele mesmo dia em anos anteriores. Essas sugestões podem ser facilmente compartilhadas com amigos por meio do iMessage e Compartilhamento de Fotos do iCloud.

 

O recurso “Não Perturbe”, que existe desde o iOS 6, foi finalmente reformulado e ganhou várias novidades. É possível configurá-lo para funcionar apenas dentro do período de uma hora, até o amanhecer ou utilizando a localização do GPS.

O sistema agora mostra detalhadamente para o usuário quais aplicativos ele mais utiliza durante o dia e quais deles enviam mais notificações, entre outras coisas. Caso queira, o iOS 12 permite estabelecer limites para os aplicativos instalados. Por exemplo, ao configurar um limite de 2 horas por dia para o Instagram, o aplicativo ficará bloqueado até o final do dia após esse tempo de uso ser ultrapassado.

Privacidade em primeiro lugar

Privacidade sempre foi um tema importante para a Apple. Com essa atualização, o Safari faz o possível para bloquear técnicas de rastreio de informações utilizadas por vários sites da internet. Dessa forma, os dados do usuário ficam ainda mais seguros e suas informações não serão repassadas para anunciantes.

Apps nativos receberam atenção

Alguns aplicativos do iOS sempre pareceram meio abandonados, mas isso até agora. Logo de cara, o Gravador e o Bolsa foram redesenhados e agora estão disponíveis também no iPad.

O CarPlay agora suporta aplicativos de GPS de terceiros (como o Waze) e o iBooks foi completamente reformulado. Por conta disso, o nome agora é “Apple Books” ou simplesmente “Livros” em português.

Notificações agrupadas

Sim, a Apple finalmente organizou as notificações do iOS com a nova versão do sistema. Ao receber várias notificações do mesmo aplicativo, elas ficarão agrupadas e podem ser expandidas com apenas um toque.

Tradução na Siri

A Siri no iOS 11 já era capaz de realizar traduções, porém em apenas alguns poucos idiomas. No iOS 12, o recurso foi expandido para mais de 40 idiomas — com o Português do Brasil incluso.

Compatível até com aparelhos antigos

Para a surpresa de muitos, o iOS 12 será compatível com todos os aparelhos que já suportam o iOS 11. Isso inclui na lista o iPhone 5s e o iPad Air, ambos lançados em 2013.

Quando será lançado?

Por enquanto, o iOS 12 está em fase de testes. Isso significa que apenas desenvolvedores podem instalá-lo. Usuários inscritos no Apple Beta Software Program devem receber a atualização em julho, enquanto os demais só vão recebê-la no final do ano.

Para saber mais sobre o iOS 12, visite o site oficial da Apple. Nós estaremos publicando mais detalhes no decorrer dos testes.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.