Apple WatchDestaquesNotícias

Novo watchOS 5 introduz uma nova forma de se comunicar e melhorias na Siri

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Assim como nos últimos anos, a nova versão do sistema operacional do Apple Watch, o watchOS 5, trouxe apenas algumas novidades pontuais. Dentre as mudanças, a atualização traz um novo aplicativo chamado Walkie-Talkie, melhorias no monitoramento de atividades físicas, e adiciona suporte a aplicativos de terceiros no mostrador da Siri.

Walkie-Talkie

Um dos destaques da nova versão do watchOS é o novo aplicativo Walkie-Talkie, que permite com que dois usuários do Apple Watch consigam conversar através de uma simples interface. Basta segurar o botão na tela para falar, e soltar para ouvir a outra pessoa. E tudo isso acontece pela internet, tanto via Wi-Fi quanto 3G/4G, para os usuários do modelo com conexão celular, que chega em breve ao Brasil.

Novidades no monitoramento de Exercícios

A atualização também traz um recurso muito aguardado, a Detecção Automática de Exercícios. A partir da nova versão, o Apple Watch irá perceber quando você iniciar algum exercício mesmo sem ter acionado no aplicativo, e irá lhe enviar um alerta para selecionar qual o exercício correto, e lembrará o usuário de finalizar sessões de treino, caso esteja em um período mais longo de inatividade.

Além disso, há suporte a dois novos tipos de exercícios: ioga e trilha entram para a lista de exercícios suportados pelo relógio, ao lado das 12 já existentes. E mais: o watchOS 5 traz informações importantes para corredores, como medição de passos por minuto e alertas de ritmo, tanto para sessões internas quanto externas.

Aplicativo Podcasts e melhorias para a Siri

Desde o lançamento do primeiro Apple Watch, os usuários do relógio sentem falta de um reprodutor de podcasts, tal como o player de música. Na nova versão do sistema, a Apple inclui seu aplicativo nativo, já conhecido por seus usuários no iPhone, no seu pulso. Toda a sua biblioteca é sincronizada automaticamente, e você também pode pedir à Siri para reproduzir algum programa.

E falando na Siri, a assistente virtual também recebeu algumas novidades. O novo mostrador oferece informações de aplicativos de terceiros, como resultados de esportes, mapas e batimentos cardíacos. Aliás, não é mais necessário falar “E aí, Siri” para ativar a assistente: basta levantar o braço e dar o comando, sendo compatível com os Atalhos apresentados no iOS 12.

Notificações interativas

As notificações de aplicativos de terceiros poderão se tornar mais interativas ainda, sendo possível exibir um conteúdo web diretamente na tela do relógio. Note que não é um navegador completo, e sim um visualizador básico, tal como o Modo Leitura, presente no Safari do iOS. Por fim, o watchOS 5 traz outras novidades menores, como suporte a identidades estudantis de algumas universidades dos Estados Unidos e a possibilidade de personalização da Central de Controle.

Disponibilidade

Os usuários do primeiro modelo do Apple Watch, lançado em Abril de 2015 (também conhecido como Series 0), ficarão desapontados ao saber que o modelo não receberá a atualização. O watchOS 5 será disponibilizado para o Apple Watch Series 1 e posteriores.

Quando será lançado?

O watchOS 5 está em fase inicial de testes, e deve ser disponibilizado para o público apenas no final do ano. Ao contrário dos outros sistemas, não há um programa público de testes, sendo restrito aos desenvolvedores. Portanto, fique ligado no site para quaisquer novidades encontradas durante este período.

Sobre o autor

Luiz Fernando tem 19 anos, e é editor do iHelp BR. Acreano, é um músico amador e apaixonado por tecnologia e mundo Apple desde que ganhou seu primeiro iPod touch de segunda geração em 2010. É atualmente um amante de seu iPhone X.