Depois dos rumores sobre um suposto evento da Apple que será realizado no dia 23 de março, parece que a empresa de fato está preparando novidades para serem anunciadas nas próximas semanas. Em uma reportagem publicada hoje (17), a Bloomberg diz ter ouvido de fontes que uma nova geração do iPad Pro será lançada em abril com tela Mini-LED e conexão Thunderbolt.
Segundo a matéria, a Apple atualizará as duas versões do iPad Pro (modelos de 11 e 12.9 polegadas) com melhorias internas, porém mantendo o design da geração atual. Entre as novidades, o tablet contará com o novo chip A14X Bionic para oferecer desempenho similar ao do chip M1 presente nos novos MacBooks e Mac mini.
Além do processador, as câmeras serão aprimoradas e, pela primeira vez, a Apple adotará o padrão Thunderbolt na conexão USB-C do iPad Pro. A conexão Thunderbolt atinge velocidades de até 40Gb/s, o que permite o uso de SSDs e até mesmo monitores externos de alta resolução. Muito provavelmente a empresa aproveitará a implementação do Thunderbolt que já existe nos Macs com chip M1.
A empresa também deve utilizar pela primeira vez telas Mini-LED na nova geração do iPad Pro. Curiosamente, as fontes da Bloomberg indicam que apenas o modelo maior com tela de 12.9 polegadas contará com painel Mini-LED, enquanto a versão de 11 polegadas continuará com tela LCD IPS.
Telas Mini-LED são retroiluminadas por múltiplos LEDs pequenos, o que garante níveis de preto mais profundo. A tecnologia entrega resultado similar ao que já existe nos painéis OLED, porém sem o risco de “queimar” a imagem com burn-in. Rumores sugerem que as telas Mini-LED também estarão presentes em outros produtos da Apple no futuro.
O fato da Bloomberg ter mencionado que os novos iPads serão lançados em abril é um balde de água fria nos rumores sobre um evento especial da Apple no dia 23 de março, mas não chega a ser uma surpresa já que a empresa não confirmou qualquer evento até agora. Isso não impede que a Apple anuncie os produtos ainda este mês para chegarem às lojas no início de abril.
Por fim, a reportagem apurou também que tanto a versão mais barata do iPad quanto o iPad mini serão atualizados com novo design até o final deste ano.