Apps

Twitter Spaces terá opção para doar dinheiro em salas, Clubhouse anuncia novidades

O Twitter já confirmou que pretende liberar o recurso Spaces para todos os usuários da rede social a partir de abril. Com isso, a empresa vem implementando uma série de recursos para tornar a plataforma mais interessante para os criadores de conteúdo. Conforme apontado pelo AdWeek e 9to5Mac, o Twitter Spaces terá em breve uma opção para doar dinheiro dentro das salas de bate-papo.

A opção de doação aparecerá dentro de um Spaces ao vivo e poderá ser integrada com alguns serviços de pagamento populares, incluindo Venmo e Patreon. Quando a opção estiver disponível, as pessoas ouvindo ao bate-papo no Spaces poderão enviar dinheiro para quem criou a conversa.

O Twitter Spaces é a resposta do Twitter ao Clubhouse, uma nova rede social completamente baseada em áudios. O Spaces está em desenvolvimento desde o ano passado, porém agora o Twitter está impulsionando a expansão da plataforma para que seja oficialmente liberada para todos os usuários em abril deste ano.

As doações no Spaces vem junto com o recente anúncio de que o Twitter irá em breve oferecer uma assinatura chamada de “Super Follow”. Com essa assinatura, os criadores de conteúdo poderão vender conteúdos exclusivos para assinantes no Twitter por US$4,99 por mês (cerca de R$28 em conversão direta).

Enquanto o Twitter está se esforçando para que os usuários possam monetizar o conteúdo criado na rede social, o Clubhouse também vem se movimentando para atrair mais influenciadores digitais. Em uma nota relacionada, a nova rede social anunciou nesta semana um programa que dará treinamento para 20 criadores de conteúdo selecionados que estejam interessados em trabalhar com o Clubhouse.

Além disso, a última atualização do aplicativo do Clubhouse disponível na App Store dispensa a necessidade de liberar o acesso aos contatos do usuário para encontrar outras pessoas no app. Agora basta apenas procurar outro usuário pelo número de telefone dentro do próprio app.

Por enquanto, tanto o Twitter Spaces e o Clubhouse ainda são restritos. Embora quase todos os usuários do Twitter já possam entrar como ouvintes nas salas do Spaces, não são todos que contam com a possibilidade de criar uma sala. Já o Clubhouse continua sendo exclusivo de iPhone e ainda requer um convite de outro usuário para o cadastro.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.