iPhoneRumores

Câmera frontal do iPhone 11 deve gravar vídeos em Slow Motion

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Faltam menos de dois meses para o anúncio oficial da próxima geração do smartphone da Apple. Vários rumores sobre o aparelho já surgiram na internet desde o início deste ano, e a tendência é que muitos outros apareçam até setembro. Desta vez, o 9to5Mac trouxe mais alguns detalhes sobre o “iPhone 11” (ainda sem nome definido). Segundo o site, o aparelho contará com diversas melhorias internas, principalmente na câmera.

De acordo com fontes do 9to5Mac, não será dessa vez que os novos iPhones vão adotar a conexão USB-C como o iPad Pro de terceira geração. Todos os aparelhos devem continuar com o conector Lighting, presente desde 2012 com o iPhone 5. Assim como no ano passado, serão lançados três modelos do celular. Um deles substituirá o iPhone XS, outro substituirá o iPhone XS Max e um deles entrará no lugar do iPhone XR.

Cada um deles deve manter o tamanho de seus respectivos antecessores sem grandes mudanças externas. O “iPhone 11” e o “iPhone 11 Max” vão continuar com as telas OLED de 5.8 e 6.5 polegadas. Já o “iPhone 11R” manterá a tela LCD de 6.1 polegadas. A resolução também continuará a mesma de antes para todos os novos iPhones.

Para este ano, o motor de feedback tátil — mais conhecido como “Taptic Engine” — passará por mudanças significativas. Ele existe desde o iPhone 6s e é utilizado para reproduzir vibrações mais sutis e precisas, como ao pressionar a tela com mais força. Já que o 3D Touch deve ser oficialmente descontinuado com o iPhone 11, a empresa investirá ainda mais no “Haptic Touch“, que consiste em simular algumas ações ao tocar na tela por alguns segundos ao invés de pressioná-la com força.

O grande destaque dos aparelhos, porém, ficará por conta da câmera. Nós já citamos aqui anteriormente por meio de uma matéria da Bloomberg que o próximo iPhone deve ser capaz até mesmo de “recuperar” pessoas que ficaram cortadas em uma foto. Segundo o 9to5Mac, essa novidade de fato existirá e deve ser batizada de “Smart Frame” — ou Enquadramento Inteligente em português.

Por meio da nova lente super-angular, o iPhone será capaz de capturar um campo de visão maior do que a imagem exibe ao tirar uma foto. Dessa forma, caso alguém fique de fora do registro, a captura de imagem da terceira lente servirá de apoio para restaurar a foto e enquadrar automaticamente quem está cortado. Fontes sugerem que as informações extras devem ser descartadas após certo tempo por questões de privacidade.

Outro detalhe curioso é que a câmera frontal supostamente será capaz de gravar vídeos em 120 quadros por segundo, o que permitirá o uso da função de câmera lenta (também conhecida como “Slow Motion“). Outros rumores sugerem que tanto a câmera frontal quanto as lentes traseiras vão receber um aumento de resolução.

Há ainda indícios de que o “iPhone 11” oferecerá um novo sistema de recarga sem fio bilateral, que será capaz de recarregar acessórios como o estojo dos AirPods por indução ao encostá-los na parte traseira do celular.

A Apple costuma apresentar os novos iPhones durante seu evento especial realizado na segunda semana de setembro.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.