Durante o período de testes do iOS 11, os desenvolvedores notaram que o gesto para a troca de aplicativos no iPhone por meio do 3D Touch havia desaparecido. Sem muitos detalhes, a Apple disse que a remoção foi intencional, o que decepcionou vários usuários agora com o lançamento da atualização para o público. Ontem, porém, o chefe de softwares da Apple — Craig Federighi — comentou por email com um leitor do MacRumors que o recurso deve voltar em breve.
Foto: The Mac Observer
Pergunta do leitor Adam Zahn:
Poderíamos ao menos manter a opção de trocar de aplicativos no iOS 11 com o 3D Touch? Assim eu poderia continuar fazendo isso sem ter que pressionar o botão Início duas vezes.
Resposta de Craig Federighi:
Oi, Adam.
Pedimos desculpar por termos removidos esse recurso temporariamente por conta de um problema técnico. Vamos colocar o gesto novamente em uma atualização futura do iOS 11.
Obrigado (e desculpe pelo inconveniente)!
– craig
Craig também não explicou exatamente o motivo do gesto ter sumido, mas já confirmou que estão trabalhando para colocá-lo novamente no sistema. Provavelmente, por conta das mudanças radicais na usabilidade do iPad e do iPhone X, a Apple precisou reprogramar o antigo atalho ativado por meio do 3D Touch — algo que não devem ter conseguido concluir a tempo de liberar o iOS 11 para todos os usuários.
Se você desconhece o gesto, basta pressionar e puxar um aplicativo pelo lado esquerdo da tela para alternar entre eles rapidamente. Como é exclusivo para as telas com 3D Touch, só funcionava (e voltará a funcionar) no iPhone 6s em diante. Considerando que a Apple já prometeu outras novidades para o iOS 11 ainda para o final deste ano — como o Apple Pay Cash e o iMessage no iCloud — é bem capaz de lançarem um iOS 11.1 em breve com estes recursos e o gesto da multitarefa de volta.
Vale notar que o iPhone X possui gestos diferentes para essa mesma função. Basta arrastar os aplicativos até o topo da tela para fechá-los, arrastar até a metade da tela para abrir a multitarefa e deslizar o dedo na parte inferior para alternar entre aplicativos abertos. Recentemente, Craig Federighi também revelou novos detalhes sobre a tecnologia do Face ID.