Uma das novidades do iPhone XR e iPhone XS é o eSIM, que permite a ativação de uma linha telefônica no aparelho sem a necessidade de um chip físico da operadora. O recurso chegará ao Brasil nesta sexta-feira (29) por meio da operadora Claro, a mesma que lançou o Apple Watch com celular por aqui.
A novidade foi divulgada para a imprensa na tarde de hoje (28) e será liberada para os usuários a partir de amanhã. Assim como a função de celular para o Apple Watch na Vivo, o eSIM da Claro requer a versão mais recente do sistema lançada no início dessa semana — o iOS 12.2. Além do eSIM, o iPhone ainda pode ser utilizado simultaneamente com o cartão físico na função “Dual SIM“.
Basicamente, isso significa que o aparelho pode ser conectado em duas linhas de operadoras diferentes ao mesmo tempo. O usuário pode escolher com qual linha deseja efetuar ligações, enviar mensagens e utilizar a internet móvel. Serviços como o WhatsApp, FaceTime e o iMessage, porém, só funcionam com um único número de telefone.
A Claro afirma que o eSIM estará disponível para todos os clientes, sejam eles de planos pré-pago, pós-pago ou controle. Ao menos por enquanto, a contratação deve ser feita em uma das lojas físicas da operadora. Será disponibilizado um QR Code para ser escaneado no aplicativo Ajustes do iPhone. Em apenas alguns minutos o chip virtual já estará ativado no aparelho.
A operadora disse que, futuramente, o eSIM também será ofertado por meio de outros canais de atendimento — como por exemplo o próprio site da Claro.
Vale lembrar que o eSIM não é exclusivo do iPhone XR e iPhone XS. Há alguns telefones com Android que já contam com essa tecnologia, porém eles não são vendidos oficialmente no Brasil. Justamente por essa questão a operadora preferiu utilizar os iPhones para divulgar a novidade, porém o chip virtual também vai funcionar com estes outros aparelhos compatíveis.