Notícias

O fim do que nunca existiu: Apple cancela lançamento do AirPower

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Após quase dois anos de espera, a Apple decidiu se manifestar sobre o AirPower. Infelizmente, as notícias não são boas. A base carregadora por indução magnética foi oficialmente cancelada e não chegará às lojas. A informação foi divulgada na tarde de hoje (29) para a imprensa por meio do site de notícias TechCrunch.

Dan Riccio, vice-presidente de engenharia da Apple, disse que a empresa não conseguiu chegar ao resultado esperado com o acessório. Para evitar ainda mais frustrações com os clientes, a empresa optou por não lançar mais o AirPower — incialmente previsto para chegar às lojas no início de 2018.

“Após muito esforço, nós concluímos que o AirPower não atingiria o nosso alto padrão e então cancelamos o projeto. Pedimos desculpas aos nossos consumidores que esperavam por esse lançamento. Nós ainda acreditamos que o futuro está nas tecnologias sem fio e nos comprometemos a investir nessa experiência.”

O AirPower foi anunciado em setembro de 2017 junto ao iPhone X com a promessa de facilitar a recarga de vários dispositivos da Apple ao mesmo tempo. Bastava colocar um iPhone, Apple Watch e AirPods na base para recarregá-los sem a necessidade de fios individuais para cada aparelho. Na época, a empresa disse que o produto seria lançado no ano seguinte, mas isso não aconteceu.

Embora o pronunciamento oficial não mencione detalhes, os comentários de bastidores indicam que o acessório apresentou vários problemas como superaquecimento e ineficiência energética. Mesmo assim, a Apple insistiu no projeto e alguns rumores até cogitaram o lançamento do produto neste mês — tanto é que os manuais dos novos iPhones e a caixa dos AirPods 2 mencionam o carregador da Apple.

A empresa continuará oferecendo bases carregadoras por indução com a tecnologia Qi em suas lojas oficiais, assim como a Smart Battery Case e os AirPods com estojo de carga sem fio compatíveis com elas.

Para a Apple, que a lição tenha sido clara: jamais anuncie um produto quando não tem certeza de que ele está realmente pronto para ser lançado.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.