AnálisesAppsPublieditorial

CleanMyMac X traz visual renovado e novas funções para o aplicativo

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Quem é usuário de Mac provavelmente já conhece o aplicativo CleanMyMac, que faz uma análise completa do sistema para limpar arquivos desnecessários que estão apenas ocupando espaço no computador e ajuda a melhorar o funcionamento da máquina. A MacPaw, empresa responsável pelo app, anuncia agora o CleanMyMac X — uma versão nova versão redesenhada e com ainda mais recursos.

O iHelp BR foi convidado pela MacPaw para testar o CleanMyMac X durante as últimas semanas e agora podemos finalmente compartilhar a nossa experiência com a ferramenta.

Tudo continua no mesmo lugar para que nenhum usuário encontre dificuldades ao atualizar o programa. Mas, ao mesmo tempo, o visual ficou muito mais moderno e coerente com as versões mais recentes do macOS. Todos os ícones, botões e até mesmo efeitos sonoros foram repensados no CleanMyMac X.

O “Smart Cleanup” agora vai além de suas possibilidades e, por isso, agora se chama “Smart Scan”. Essa é a primeira opção disponível na lista dentro do aplicativo justamente por verificar o essencial para melhorar o desempenho do Mac. Basta rodar o “Smart Scan” para que o CleanMyMac X elimine arquivos inutilizados, verifique a existência de ameaças e corrija alguns problemas do sistema.

A verificação de ameaças, inclusive, é uma das principais novidades apresentadas com o CleanMyMac X. Os computadores da Apple são muito conhecidos pelo nível elevado de segurança que o sistema oferece. Apesar disso, nem mesmo o macOS está totalmente livre de ameaças. Com a nova versão do CleanMyMac, os usuários podem rapidamente encontrar e neutralizar arquivos maliciosos.

Para quem gosta de estar no controle de tudo, ainda é possível escolher detalhadamente quais os itens do sistema deseja verificar e remover. Além de estar mais rápido, o aplicativo reconhece novos tipos de arquivos — como as imagens de disco em DMG que são utilizadas para compactar aplicativos baixados da internet.

Outra novidade que certamente será muito bem recebida é a lista de aplicativos desatualizados. O CleanMyMac sempre exibiu todos os apps instalados no Mac com seus respectivos dados, porém só era possível apagá-los. Agora, o programa também faz uma busca para mostrar quais aplicativos estão desatualizados.

Com apenas um clique, todas as atualizações são transferidas e instaladas — e isso funciona tanto com apps da Mac App Store quanto com aqueles que foram instalados por fora da loja.

No geral, o CleanMyMac X cumpre o que promete e melhora muito a experiência de uso da ferramenta. Muito além do design renovado, conseguiram de fato tornar tudo mais rápido e prático. Continua sendo, sem dúvidas, um aplicativo essencial para qualquer usuário de Mac.

O CleanMyMac X será lançado oficialmente nesta quarta-feira, 5 de setembro, por meio do serviço de assinatura de aplicativos Setapp. Também é possível adquirir uma licença individual de uso — com desconto para quem já possui versões anteriores do app. O aplicativo oferece uma versão gratuita para testes.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.