Apple WatchNotícias

Clientes da Vivo agora podem habilitar função celular do Apple Watch

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Desde a linha Series 3, a Apple oferece modelos do Apple Watch com conexão celular própria por meio de um eSIM (chip virtual). Esse recurso chegou ao Brasil em meados de 2018 por meio da operadora Claro e até então só funcionava nela. Ontem (27), com a liberação do watchOS 5.2, a Vivo também passou a ofertar a função celular do relógio da Apple.

Ao invés de um número próprio, o eSIM do Apple Watch utiliza o mesmo número da linha principal que está no iPhone. Dessa forma, basta se afastar do aparelho para que o relógio automaticamente receba as ligações, mensagens e acesse a rede de dados do seu plano já contratado. É possível navegar em alguns aplicativos, conversar com a Siri e ouvir músicas no Apple Music sem estar com o iPhone por perto.

As restrições da Vivo são as mesmas da Claro: apenas clientes de planos pós-pago estão elegíveis para habilitar o serviço de celular no Apple Watch. Ou seja, clientes pré-pago e controle (como Vivo Easy) não podem utilizar o recurso. Há uma tarifa mensal de R$19,90 que será cobrada no próprio plano para usar o celular no relógio, porém os clientes que ativarem até o dia 20 de junho de 2019 estarão isentos nos três primeiros meses.

O serviço pode ser contratado em uma loja física da Vivo ou até mesmo pelo próprio iPhone emparelhado ao Apple Watch. Para isso, basta abrir o aplicativo “Watch” no iOS. Em seguida, procure pelo menu “Meu Relógio” e escolha a opção “Celular”. Siga os passos na tela para concluir a ativação do serviço.

Compatibilidade

Somente o Apple Watch Series 3 e o Apple Watch Series 4 oferecem atualmente modelos com a função celular. Para saber se o seu Apple Watch é compatível basta verificar se há um indicador vermelho na coroa digital — que fica na lateral do relógio.

Pode ser necessário ter o watchOS 5.2 instalado para concluir a ativação da rede celular na operadora Vivo.

Vale lembrar também que o Apple Watch vendido na América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México) não é compatível com a rede celular do Brasil. Mesmo que seja um modelo com celular, o serviço não funciona se o relógio foi comprado em algum desses países.

Os modelos compatíveis são A1889/A1891 para o Series 3 e A2007/A2008 para o Series 4, os mesmos que são comercializados na Europa e Ásia.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.