Apple WatchNotícias

ECG do Apple Watch agora está disponível na Europa e Hong Kong — ativação em outros países será bloqueada

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Com a liberação do watchOS 5.2 para todos os usuários na noite de hoje (27), veio a surpresa: o recurso de eletrocardiograma (ECG) do Apple Watch, atualmente exclusivo dos modelos Series 4, agora está disponível na Europa e em Hong Kong. Até então, somente os relógios comprados nos Estados Unidos ofereciam o recurso.

Usuários dos seguintes países podem habilitar o ECG no Apple Watch Series 4 com a versão mais recente do sistema: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Guam, Hong Kong, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Romênia, Suíça e Suécia.

Além disso, as notificações de ritmo irregular do coração também podem ser utilizadas nos mesmos países. O recurso é compatível com o Apple Watch Series 1 em diante, desde que esteja com o watchOS 5.2 instalado.

ECG é bloqueado em outros países

Como mencionado anteriormente, o eletrocardiograma do Apple Watch era exclusivo para os Estados Unidos — pois só havia sido testado e aprovado por lá. Na prática, qualquer pessoa com um modelo Series 4 adquirido no país consegue utilizar o ECG em qualquer lugar do mundo, só que isso vai mudar a partir de agora.

O watchOS 5.2 e o iOS 12.2 implementam novas formas de identificar a região do usuário para determinar se o eletrocardiograma pode ou não ser ativado. Mesmo adquirindo o relógio em um dos países listados acima, só será possível habilitar a função por lá. Isso significa que não adianta mais comprar um Apple Watch Series 4 importado só para ter o ECG.

O Luiz Ottino comprou seu Apple Watch Series 4 na Europa e instalou hoje a atualização do watchOS 5.2. Embora o ícone do eletrocardiograma seja exibido na tela inicial, o aplicativo Saúde do iPhone impede a configuração por reconhecer que o aparelho está no Brasil. Alterar a região nas configurações do sistema ou tentar usar uma VPN não adiantou.

Em nossos testes, porém, conseguimos comprovar que o ECG continua habilitado no Brasil após a atualização nos relógios em que o usuário já havia ativado anteriormente. A disponibilidade após restaurar o Apple Watch ou em alguma próxima versão do watchOS é incerta.

Isso acontece porque o eletrocardiograma se trata de um recurso médico e depende da aprovação de órgãos reguladores como a Food and Drug Administration (FDA) nos Estados Unidos. No Brasil, por exemplo, o recurso só pode ser ativado após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para evitar eventuais multas e processos, a Apple preferiu dificultar a ativação da tecnologia nos países em que o governo ainda não emitiu a autorização necessária para o uso. Resta agora esperar que o ECG seja liberado oficialmente no Brasil em breve.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.