Clientes do banco Itaú recebem indícios de que o Apple Pay chegará ao Brasil em breve

A novela do Apple Pay no Brasil é longa. Desde quando foi anunciado, lá em 2014, circulam na internet alguns rumores sobre a negociação dos bancos brasileiros com a Apple que nunca deu certo até então. A própria MasterCard chegou a publicar um documento que indicava o lançamento do serviço de pagamentos da Apple por aqui em 2016, mas também acabou não acontecendo. Hoje, porém, os clientes do banco Itaú receberam um forte indício de que o Apple Pay deve chegar ao Brasil mais rápido do que esperamos.

O perfil @ApplePayBR, no Twitter, divulgou há poucas horas parte de um suposto contrato para os clientes do Itaú que menciona a compatibilidade dos cartões do banco com o “Apple Wallet” — o aplicativo que faz todo o gerenciamento do Apple Pay no iPhone e Apple Watch. Acontece que os próprios usuários Itaú puderam confirmar o tal contrato ao tentar configurar seus cartões no serviço do iOS. O desenvolvedor Rafael Costa, que nos enviou estas imagens, é um deles.

Por enquanto, parece que o contrato aparece apenas ao tentar adicionar especificamente o cartão Itaú Visa Platinum Personnalité. Outros cartões de outros bancos ou até mesmo do Itaú ainda continuam exibindo a mensagem de erro e indisponibilidade no país. É claro que, como ainda não há nada confirmado, o sistema ainda deve estar em fase de implementação. Mas com tudo isso é quase impossível não imaginar que o Apple Pay realmente está chegando ao Brasil.

Nós conversamos com algumas pessoas da área, que preferem não se identificar, e elas mencionaram que a novidade deve ser mesmo confirmada em breve. É interessante ressaltar que, recentemente, a Apple confirmou que suas lojas virtuais no Brasil seriam atualizadas com valores em reais a partir de 2018. Quem sabe então o Apple Pay também apareça por aqui nessa mesma data.

Até o momento, a Apple não se pronunciou sobre o assunto.

Atualização (12/12/2017 às 17h08):

A Apple e o Banco Itaú não quiseram se pronunciar sobre o assunto. Outros bancos procurados também não comentaram. Em resposta ao iHelp BR, o Nubank especificamente afirma que ainda não há planos de adesão ao Apple Pay e Android Pay, pois os recursos da startup no momento estão voltados para o lançamento da NuConta.

Atualização (12/12/2017 às 19h15):

Vários usuários brasileiros de produtos da Apple receberam durante o dia mensagens notificando sobre o serviço de pagamentos Apple Pay Cash. Curiosamente, este recurso só está disponível nos Estados Unidos por enquanto.

Imagem: Luiz Fernando Paes

Mais uma vez, o desenvolvedor Rafael Costa contribuiu conosco, trazendo agora uma imagem mostrando o Apple Pay Cash em seu iPhone, que está configurado para o Brasil nas opções de região.

 

O leitor Michel Haik também recebeu um aviso para ativar o Apple Pay em seu Watch.

 

 

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes