Códigos internos do iOS sugerem que câmera do iPhone 8 gravará vídeos em 4K com 60fps

No início dessa semana, alguns desenvolvedores descobriram vários detalhes sobre a próxima geração do iPhone em uma versão interna do iOS 11 que foi liberada pela Apple por engano — como por exemplo um ícone que revela o novo visual do aparelho e até mesmo indícios sobre a tecnologia de reconhecimento facial. Nós conseguimos acesso aos códigos do mesmo iOS (curiosamente, na versão 11.0.2) e descobrimos outra possível novidade do iPhone 8: câmeras que gravam vídeos em 4K com 60 quadros por segundo.

Como é possível ver na imagem, os códigos internos do iOS mostram que há um dispositivo com câmeras habilitadas para a captura de vídeos na resolução 4K em 60 quadros por segundo (FPS) — inclusive utilizando a tecnologia HEVC implementada no iOS 11 para os iPhones 7 e 7 Plus. Estes aparelhos, por sinal, que já gravam vídeos em 4K, mas com apenas 30 quadros por segundo.

O mais interessante é que essa possibilidade está configurada tanto para a câmera traseira do aparelho quanto para a câmera frontal (categorizadas como “back” e “front” nos códigos). Os iPhones atuais só capturam vídeos em até 1080p com a câmera frontal, logo, é de se esperar mais um avanço considerável na câmera de selfie dos iPhones neste ano.

Recentemente, o desenvolvedor Guilherme Rambo também descobriu outras possíveis novidades para a câmera da nova geração do smartphone da Apple. Entre elas, um recurso chamado internamente de “SmartCam”, que altera automaticamente os ajustes da câmera com base no cenário em questão (alguns exemplos encontrados no próprio sistema incluem fotos de bebês, animais, céu, documentos e fogos de artifício). Há também um novo modo HDR que estaria disponível apenas para o iPhone 8 (nomeado como “2017iPhone” ou “ModerniPhone” pelos códigos).

Desde o iPhone 6s, a Apple tem se mostrado empenhada em melhorar cada vez mais as câmeras de seus dispositivos. Com o lançamento do iPhone 7, no ano passado, as melhorias foram ainda mais significativas, principalmente nos modelos Plus com câmera de duas lentes traseiras.

A edição especial de 10 anos do iPhone já deve ser anunciada oficialmente em setembro.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes