AppsGeraliOSRumores

Códigos internos sugerem que será possível ocultar aplicativos nativos do iOS

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Uma das principais reclamações de alguns usuários quanto ao iOS é a falta da possibilidade de apagar ou ocultar os aplicativos nativos que acompanham o sistema, como a Bússola e o Dicas. Pois agora, de acordo com um código interno, a Apple estaria considerando permitir que os usuários possam ocultar alguns destes aplicativos.

iPhone-6-Plus-homeA descoberta, feita pelo site AppAdvice, mostra um novo código que está sendo inserido nos aplicativos enviados para a App Store para determinar se este app é nativo do sistema e se ele está ou não oculto pelo usuário — isFirstPartyHideableApp. Se o código for ativado, o aplicativo teoricamente seria oculto da tela inicial do dispositivo.

Aplicativos nativos ocultos no iOS

O comando faz sentido e corrobora um comentário feito por Tim Cook — presidente da Apple — em uma entrevista em setembro do ano passado, logo após o lançamento do iPhone 6s, reconhecendo que nem todos os aplicativos nativos do sistema são necessários para todos os usuários e que a empresa estaria estudando formas para solucionar este problema e permitir que alguns deles sejam ocultados.

Apesar disso, ainda não se sabe ao certo como o procedimento funcionaria. Alguns acreditam que se trata apenas de ocultar o aplicativo da tela inicial, enquanto outros apostam que os aplicativos poderão ser apagados e transferidos separadamente na App Store — assim como os demais aplicativos extras da Apple que já vem pré-instalados nos dispositivos com capacidades maiores.

A novidade provavelmente deve ser anunciada na WWDC 2016, em junho, com o iOS 10 — e ser liberada para todos os usuários no final do ano. Vale lembrar que, no início do ano, a Apple já havia liberado uma nova versão do Apple Configurator 2.2 que permitia ocultar certos aplicativos da tela inicial do sistema.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.