AppsAtualizaçõesiOSiPhone

WhatsApp implementa criptografia ponta-a-ponta para todos os usuários

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Diante de toda a polêmica envolvendo privacidade nos últimos tempos, as pessoas passaram a se preocupar mais com a segurança de suas mensagens, e como elas são protegidas. Muitos encontraram o Telegram como uma alternativa mais segura ao WhatsApp, em razão de este não oferecer a chamada criptografia ponta-a-ponta. Porém, na última atualização do aplicativo, isso mudou.

A criptografia ponta-a-ponta é uma espécie de chave de segurança que garante que todo o conteúdo que é enviado através do aplicativo, seja mensagem de texto, imagem, vídeo, áudio, ou até ligações, só possa ser visualizado corretamente por quem possui a mesma chave — ou seja, a pessoa ou grupo para qual o conteúdo tenha sido enviado. Caso alguém consiga interceptar estas conversas, não conseguirá visualizar seu conteúdo, por não possuir a tal chave.

A novidade foi disponibilizada para todos os usuários, em todas as plataformas em que o WhatsApp está disponível, nas suas últimas versões, e é ativada automaticamente em todas as suas conversas, sejam elas em grupo ou privadas. Caso algum contato seu não tenha atualizado para a última versão do aplicativo, a criptografia ficará desativada para aquela conversa até que a atualização seja feita. Também são afetados os grupos em que contenham participantes em versões antigas do WhatsApp, sem suporte à criptografia.

WPP Crypt 2

Caso você não tenha feito a atualização ainda, é altamente recomendado que faça, pois esta é a maior melhoria em relação a segurança desde o início do mensageiro. A atualização está disponível para todas as plataformas em que o WhatsApp é compatível, e a versão 2.16.1 para iPhone já está disponível na App Store, que pode ser baixada neste link.

Sobre o autor

Luiz Fernando tem 19 anos, e é editor do iHelp BR. Acreano, é um músico amador e apaixonado por tecnologia e mundo Apple desde que ganhou seu primeiro iPod touch de segunda geração em 2010. É atualmente um amante de seu iPhone X.